O deputado petista Manoel Santos usou a tribuna da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última segunda-feira (11) e fez um alerta com relação ao agravamento da seca que castiga o semiárido nordestino. Preocupado, o deputado declarou que pode haver um aumento do número de casos de suícidios no campo, caso os governos não acelerem as políticas públicas para os agricultores.

“Pode acontecer o mesmo fenômeno que ocorreu entre 1990/1993 onde agricultores desesperados tiraram a própria vida. Na semana passada, por exemplo, um agricultor da região de Araripina, no Sertão do Araripe, se suicidou porque perdeu as esperanças”, disse o deputado, em conversa com o FAROL DE NOTÍCIAS.

Manoel Santos disse ainda que o drama não se resume apenas a região da caatinga, mas os agricultores do agreste vivem o mesmo problema. “Estive em Ibirajuba e encontrei agricultores chorando porque perderam tudo. Quem ainda tem o seu gado, está sendo obrigado a vender com enorme prejuízo”.

DRAMA PODE PIORAR

Cobrando dos governos estadual e federal celeridade no atendimento emergencial aos agricultores, o petista disse que o cenário pode piorar, caso haja uma suspensão da distribuição do milho para ração animal. Segundo ele, os caminhoneiros estão priorizando o transporte da soja na região centro-sul. “Isto pode vir a agravar o quadro. O governador Eduardo Campos está pensando em fazer o transporte do milho de navio”, finalizou Manoel Santos.