Um Orçamento da ordem de R$ 31 bilhões deverá viabilizar as metas prioritárias do Governo do Estado, em 2013. A receita, estimada por meio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), foi anunciada nesta quarta (10) durante encontro da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT). Segundo antecipou o secretário de Planejamento, Orçamento e Captação, Edilberto Xavier, os recursos serão suficientes para garantir os investimentos previstos. A gestão estima aplicar em obras e ações estruturadoras, nos próximos 12 meses, R$ 5,6 bilhões.

O avanço dos dígitos, como observou o planejamento estadual devem acompanhar o crescimento dos valores captados pelo Estado, no exercício fiscal de 2013. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), maior fonte da receita pernambucana, deverá crescer, por exemplo, 10,15%. “O ano que vem será fundamental. A expectativa é a de que possamos consolidar as metas e diretrizes elencadas no Plano Plurianual (PPA 2012-2015)”, informou Xavier. O projeto de revisão do instrumento orçamentário, citado pelo gestor, também foi apresentado.

A partir dos planos da administração pública, áreas como mobilidade urbana, educação e saúde ganharão atenção especial. Em relação ao primeiro setor, o Poder Executivo prevê a construção de uma nova via, denominada Metropolitana Norte; de novos trechos de acesso à Arena da Copa do Mundo, localizada no município de São Lourenço da Mata; além de dois corredores de transporte público – Norte-Sul e Leste-Oeste. Para o segmento educacional, espera-se que sejam construídas outras 130 escolas de referência, passando de 170 para 300 unidades.

Até 2014, o Estado será a segunda economia mais industrializada do País, perdendo apenas para Manaus (Amazonas). “Pretendemos investir forte também em infraestrutura, com foco na consolidação dos estabelecimentos privados instalados aqui”, acrescentou.

Alepe