Publicado às 06h20 deste domingo (7)

Nessa sexta-feira (05), o programa Falando Francamente da TV Farol contou com a participação do deputado estadual Gilmar Júnior, também Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). Ele deu sua opinião sobre a posição de Márcia Conrado, presidente da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) e prefeita de Serra Talhada, em relação ao pagamento do piso da enfermagem.

Durante a entrevista, o deputado também deu detalhes sobre a vaquinha que está organizando, uma ação que objetiva a compra de aparelhos de ar condicionado para o Hospital da Restauração (HR) em Recife.

Sobre o piso da Enfermagem

A presidente da AMUPE, Márcia Conrado, havia feito uma declaração de que quase nenhum dos 184 municípios pernambucanos teriam condições de pagar o piso da enfermagem, aprovado pelo Congresso Nacional na quarta-feira (26) de abril [relembre aqui]. Em relação a postura da prefeita,  Gilmar Júnior, destacou:

“Serra Talhada tem 394 profissionais da enfermagem, é muita gente da categoria! Quando a gente passa para a Geres de Serra Talhada, estamos falando de mais de mil profissionais, que são dos municípios próximos. Então, quando a gente vê a prefeita de Serra Talhada, que é presidente da AMUPE, dando uma declaração como essa que não vai dar para pagar o piso, é algo sério, porque nós estamos falando de todos os municípios pernambucanos”, disse Gilmar Júnios,  acrescentando:

“Eu acredito que foi uma fala que não teve muita coerência, porque Márcia Conrado termina transparecendo dados que não são compatíveis com a realidade. Foi isso que eu conversei com ela e por conta da repercussão. Acho que Márcia foi muito sábia ao voltar atrás da sua declaração. Ela emitiu uma uma nota depois da repercussão, dizendo que é favorável ao piso. Na nota inicial ela fala que o mérito não está sendo discutido que a enfermagem merece, e obviamente que merece, não existe um único político que seja contrário a pauta da enfermagem, que ele não é doido. Não tem como você ser contrário às pessoas que cuidam da saúde da sua população, porque se você for, você é um mau prefeito, ou você é um mau governador. Seja lá o político que você seja, você não está preocupado com a saúde daquela população”.  

Como será feito o repasse do valor dos piso da enfermagem

“Os valores dos repasses para os municípios serão feitos pela União. Então não tem justificativa para nenhum dos municípios dizerem que não terão condições de pagarem o piso da enfermagem. O valor vai ser repassado pela União na sua integralidade, completo”, disse o deputado estadual. 

Importância da Enfermagem 

“A mídia tem nos ajudado bastante a trazermos a temática do piso da enfermagem. Nós estamos falando do piso de uma categoria que cuida da vida dos amores das outras pessoas. A gente vai estar cuidando do seu pai, do seu filho, da sua esposa, e de uma forma ininterrupta. Somos os únicos profissionais de saúde que atendemos aquelas pessoas sem parar, sai um colega e outro assume. É um regime de cuidado técnico científico. A enfermagem é uma profissão muito séria e precisa ser respeitada. A pandemia mostrou o quanto nós somos essenciais. A saúde não pode ser menos importante do que uma festa daquela cidade”. ressaltou  Gilmar Júnior.

Vaquinha para a compra de ar condicionado para o HR 

Apesar de ser uma obrigação do Estado, a iniciativa visa resolver o problema na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que se encontra sem climatização adequada. Gilmar Júnior, destacou que fez a indicação ao Estado e publicou o pedido no Diário Oficial. Devido a urgência da situação, houve a necessidade de arrecadar o valor para a compra dos equipamentos por meio de uma vaquinha organizada por ele, e que já conta com o apoio de alguns deputados. 

“Todos ganham bem como deputado, e poderiam contribuir com a situação caótica, sem precisar esperar. Fiz a vaquinha que começou com a ajuda de quatro deputados, e hoje temos quase 30 que se comprometeram em contribuir”, destacou Gilmar Júnior, completando:

“A intenção é juntar um pouco mais de dinheiro, porque ainda não dá para comprar o ar condicionado da UTI Adulto e nem da UTI Neuro. A ideia inicial era comprar 16 aparelhos Split, mas descobrimos que o Split não era o ideal, então precisamos juntar um pouco mais, porque tem que ser um aparelho industrial”.

Confira a entrevista completa do Falando Francamente da TV Farol

Márcia diz não ter dinheiro para piso da enfermagem