RodrigoO deputado Rodrigo Novaes, do PSD, fez um apelo, nesta quinta (6), ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em relação a duas barragens localizadas no Sertão pernambucano. O parlamentar disse que a Barragem de Quebra-Unha, em Floresta, necessita de reparos urgentes em sua estrutura, que apresenta diversas rachaduras. Ele também pediu que a água da Barragem de Serrinha, em Serra Talhada, seja liberada.

De acordo com Novaes, por conta do fechamento das comportas de Serrinha, os agricultores reclamam que não estão conseguindo irrigar suas plantações. Segundo o deputado, Serrinha é muito importante, com mais de 300 milhões de metros cúbicos, perenizou toda a margem do Rio Pajeú, trecho de mais de 70 quilômetros em torno do limite do município de Serra Talhada até o Rio São Francisco, entre Floresta e Petrolândia. O parlamentar alertou que, atualmente, o reservatório funciona apenas com 20% da capacidade, e a situação vem comprometendo a produção agrícola.

Segundo o deputado, produtores rurais e representantes da Agência de Águas e Clima do Estado (Apac) reuniram-se recentemente para discutir a questão, sem que se chegasse a uma solução. Novaes lembrou que, desde o ano passado, vem fazendo denúncias sobre as dificuldades de atendimento de pleitos junto ao Dnocs. Segundo ele, o órgão não vem cumprindo o seu papel por não construir mais barragens desde 1998, época em que foi inaugurada a Barragem de Serrinha. Ele pediu o apoio do Governo Federal, do Dnocs e da bancada sertaneja no Congresso Nacional para que sejam adotadas medidas urgentes e os reparos nas barragens sejam realizados.

(Da Alepe)