Publicado às 06h10 desta quarta-feira (18)

Com informações do g1 Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou nesta terça-feira (17) a reforma administrativa do estado apresentada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e os auxílios moradia, saúde e alimentação dos próprios deputados estaduais, numa sessão virtual transmitida pela internet.

Nesse pacote, também foi aprovada a indicação de Thallyta Figueiroa como primeira mulher a assumir a administração de Fernando de Noronha. Em sabatina na semana passada, ela prometeu que priorizaria obras em estradas e no aeroporto da ilha.

As mudanças no secretariado e no número de cargos comissionados de Pernambuco foi aprovada por maioria, com apenas três votos contrários, dos deputados José Queiroz, Jô Cavalcanti e João Paulo.

Auxílios para deputados

Alvo de críticas fora do Legislativo, os auxílios que serão recebidos pelos deputados estaduais a partir de fevereiro também foram aprovados pelo plenário. O auxílio-saúde teve o voto contrário de seis parlamentares. Os auxílios para moradia e alimentação tiveram cinco votos contrários cada um.

Somados, os três benefícios representam um valor de R$ 12.377,37 a mais, que cada deputado terá direito.

A lista de deputados que votaram a favor ou contra cada medida não foi comunicada durante a sessão, nem disponibilizada pela assessoria da Alepe até a publicação deste texto.

Dois deles, porém, se manifestaram publicamente contra os três benefícios: João Paulo (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL). A deputada do PSOL citou a situação das pessoas que estão sem acesso à saúde ou que sofrem com o déficit habitacional no estado para justificar os posicionamentos.

“A gente também teve uma posição contrária, por entender que os deputados já têm um salário e um recurso muito bom para ter acesso a saúde, moradia e alimentação”, afirmou ainda Jô Cavalcanti. João Paulo não explicou porque se posicionou contra os auxílios.