Os bispos da comunidade católica convocaram o Comitê Integrado  de Enfrentamento da Estiagem, sob a presidência do secretário de Agricultura do Estado, Ranílson Ramos, além de autoridades políticas e lideranças comunitárias, para debaterem soluções para a  estiagem prolongada que castiga o Sertão do Pajeú. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae de Serra Talhada, que ficou lotado. Entretanto, as ausências dos deputados Sebastião Oliveira (PR) e Augusto César (PTB) foi alvo de comentários de alguns participantes. O prefeito Carlos Evandro e o eleito Luciano Duque, estiveram no evento.

Único representante da  Assembléia Legislativa (Alepe) no encontro, o deputado Manoel  Santos, que já fez um pronunciamento sobre a seca na tribuna do parlamento, justificou sua participação. “Sem dúvidas este evento é de uma importância muito grande, pois a situação em que vive a população do sertão é calamitosa. Neste momento de crise, as autoridades precisam se articular conjuntamente”, disse o deputado.

VOZ DOS BISPOS

O bispo da Diocese de Afogados  da Ingazeira, Dom Egídio Bisol, justificou a realização do encontro fazendo cobranças quanto as obras da Adutora do Pajeú.”O interesse é tentar ver o que realmente pode ser feito. Não fechamos os olhos diante das ações que estão sendo realizadas mas precisamos entender porque outras ações não avançam”, disse Dom Egidio, citando o exemplo da Adutora do Pajeú. “Ninguém está entendendo porque as obras da Adutora do Pajeú estão paralisadas”, finalizou o bispo.