Boa disputa de se acompanhar. O Governo Federal lançou, este ano, o Pronatec – Programa Nacional de Acesso às Escolas Técnicas – cujo principal objetivo é expandir e interiorizar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. Neste sentido, o Ministério da Educação já prevê a instalação, em Serra Talhada, de um Instituto Federal de Pernambuco (Ifepe). No Sertão, apenas Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista serão contempladas com a iniciativa.

O detalhe é que o programa sequer começou e já vem provocando uma disputa política pela paternidade da obra entre o deputado Fernando Ferro (PT) e Inocêncio Oliveira (PR). Ferro, com melhor trânsito político no governo – pelo fato de ser do mesmo partido da presidente -, garante que esteve na linha de frente do processo para trazer o Ifepe até Serra. Já o cacique do PR, quase sempre, se auto-proclama o deputado paladino das obras federais no município. Ou seja, com o Ifepe não seria diferente.
O FAROL ouviu o secretário de Educação Profissionalizante do Ministério da Educação sobre o assunto, que disse que “o empenho de Fernando Ferro se tornou essencial para ajudar a mapear as vocações industriais de Pernambuco”. O depoimento do secretário representou um “freio de mão” nas pretensões de Inocêncio. Resta saber se na ‘briga’, Ferro vai ter ‘aço’ suficiente para suportar o ‘rolo compressor’ do cacique republicano para ser o “pai da criança”.
 
Há quinze dias aconteceu uma audiência pública na Cãmara de Vereadores de Serra  Talhada para definir os cursos que serão implantados. Umas das certezas é que virá Engenharia Civil. O Instituto Federal de Pernambuco será construído às margens da BR-232, nas proximidades do conjunto residencial Vila Bela.