O Orçamento Geral da União (OGU) já está em discussão e os congressistas têm até o final de novembro para definir prioridades e indicar as obras e os municípios que serão contemplados. O detalhe é que cada parlamentar tem o poder de remanejar R$ 15 milhões para suas bases, indicando a cidade que será beneficiada e qual obra será executada. Em Pernambuco, são 25 parlamentares que ainda podem indicar as “emendas de bancada”. São aquelas discutidas, analisadas e subscritas por todo o grupo. O conjunto de deputados pernambucanos pode indicar até oito emendas.

Integrantes da equipe de transição do prefeito eleito Luciano Duque (PT) e o próprio prefeito, já se articulam para garantir verbas no OGU para Serra Talhada. No encontro realizado no último dia 27 de outubro, Duque fez questão de conversar com os deputados Pedro Eugênio, João Paulo, além do senador Humberto Costa, e apresentou algumas prioridades da Capital do Xaxado. “Vamos precisar do apoio dos nossos representantes em Brasília”, disse Luciano Duque.

Em tese, o momento nunca foi tão propício para Serra Talhada. O deputado Pedro Eugênio é o coordenador da bancada pernambucana em Brasília e João Paulo é integrante da Comissão de Orçamento. A Capital do Xaxado também conta com os deputados Inocêncio Oliveira, que é filho de Serra Talhada, e os deputados Gonzaga Patriota (PSB) e Fernando Ferro (PT), todoa têm votos e base eleitoral na cidade. Ou seja, se houver um mínimo de boa vontade para com a administração petista em 2013, a terra de Lampião pode se tornar uma das campeãs de emendas parlamentares.