Publicado às 05h14 desta sexta-feira (22)

A equipe de reportagem do programa Falano Francamente, da TV Farol, foi até o centro de doações de sangue, Hemope Serra Talhada, para averiguar uma situação que vem causando transtornos aos usuários da unidade.

Doadores relataram ao Farol que desde o dia 18 de setembro o Hemope não estava realizando a coleta de sangue e muitas pessoas que vieram de outras cidades tiveram que retornar para casa sem conseguir realizar a doação.

Segundo os denunciantes, o órgão justificou o problema informado que o médico responsável tinha entrado de férias e que não haveria um substituo para dar continuidade aos serviços. Os doadores ficaram indignados pois não haviam em nenhum canal de comunicação do Hempoe um aviso informando a impossibilidade das doações.

O repórter Renan Freire conversou com a assistente social do  Rita Jussara que explicou que as doações ficaram suspensas até o dia 06 de outubro. “Voltaremos ao atendimento normalmente no dia 09 de outubro que é uma segunda-feira, até lá esses dias estamos com o atendimento suspenso para doações mas continuamos com os  atendimentos para realizar os cadastro de doadores de medula óssea” explicou.

A profissional informou que encaminhou os doadores para os demais hemocentros da região, nas cidades de Salgueiro e Arcoverde. Rita informou que estão a espera da nomeação do novo médico que passou no último concurso público para o Hemope.