Do Diario de PE

Detentos quebraram uma área próxima da guarita 5 do muro da Penitenciaria Agro Industrial São João (Paisj), em Itamaracá, estouraram (quebraram) o muro da Paisj.

A informação é do presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE), João Carvalho. Informação não confirmada pela Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres) indica que teriam escapado cinco detentos.

Para saber exatamente quantos e quais detentos conseguiram escapar será necessário uma contagem nominal, mas o presidente do Sindasp-PE diz que não há como fazer isso sem reforço na segurança.

“Isolaram a área e devem fazer logo cedo pela manhã”, explicou. Há cerca de meia hora houve reforço de agentes penitenciários do Núcleo de Inteligência (NI) e do Grupo de Operações (GOS) em quantitativo não informado.

Os dados do mês de outubro da Seres indicam que a Pais tem capacidade para apenas 749 presos, mas agriga 2.742, cerca de 266% acima disso, praticamente quatro vezes o total máximo permitido. A unidade prisional tem oito guaritas que deveriam ser ocupadas por PMs para garantir a segurança externa.

Segundo o Sindasp-PE os presos são do regime semi-aberto, mas alguns oferecem perigo, e apenas três das oito guaritas estavam ativas no momento em que o muro foi quebrado.

Apenas três agentes penitenciários estavam na penitenciária. O Diario de Pernambuco solicitou e aguarda posicionamento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) sobre o motivo da maior parte das guaritas estarem inativas, sem PMs, segundo o Sindasp-PE e qual o efetivo destacado após a quabra do muro.

Ainda segundo o presidente do Sindasp-PE, o muro da unidade é de tijolo simples, o que facilita o rompimento da segurança diante da ausência de PMs nas guaritas e falta de agentes penitenciários. Para ele, esse caso reforça a necessidade de que o concurso para agentes penitenciários seja concluído.

“Solicitamos que o Estado prossiga com o concurso com as novas vagas criadas na lei para poder atenuar o problema e assim convocar novos agentes penitenciários para que possam fazer as rondas e controle da disciplina”, disse João Carvalho.