Várias cirurgias eletivas ficam prejudicadas em STPublicado às 14h20 desta segunda (27)

Imagem ilustrativa

Com o avanço da covid-19 no município e em Pernambuco, várias cirurgias eletivas estão sendo adiadas em Serra Talhada.

Atualmente, a Capital do Xaxado contabiliza sete casos confirmados de coronavírus [veja aqui]. Em entrevista de rádio, a secretária municipal de Saúde, Márcia Conrado, explicou a situação.

Segundo ela, neste momento, as cirurgias mediante regulação da Prefeitura não estão ocorrendo, pois a cidade está se preparando para reservar leitos visando pessoas infectadas. Há ainda o receio de colocar no mesmo ambiente hospitalar pessoas com a covid-19 e pacientes sem a doença,.

“Cirurgias eletivas o próprio nome já define, é algo que pode ser esperado. Isso não é só em Serra Talhada, é em todo o Estado e em todo o Brasil que elas foram adiadas. A situação vai ser até que o coronavírus se regularize, por que entendo as pessoas têm necessidade, mas não é urgência. Elas podem ocupar um leito que, provavelmente, poderá servir para salvar a vida de alguém que esteja de mais urgência”, avaliou, continuando:

“O fato de precisarmos ter o maior número de leitos disponíveis para atender essas pessoas com covid-19 e lembrando que têm outras situações de emergência que precisam desses leitos como [os pacientes que têm] AVCs, sofrem acidentes… que continuam sendo atendidos”.