Sala de Vacina SenacNeste sábado (30), a partir das 7h30 da manhã, dezenas de profissionais de saúde de Serra Talhada mobilizarão os postos de saúde em prol do dia ‘D’ de vacinação contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Em conversa com o FAROL DE NOTÍCIAS, na última quarta-feira (27), a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, Cibelly Brandão, informou que o grupo de vulnerabilidade à gripe na cidade corresponde a cerca de 19 mil serra-talhadenses e pelo menos 80% desse total deve receber as doses.

O município recebeu em torno de 4.700 doses, cada USF e UBS da cidade receberá 30 doses para imunizar os profissionais de saúde, além de mais 100 para vacinação contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B neste sábado. Na segunda-feira (25) iniciamos a vacinação do grupo de risco em 22 salas de vacinação. No dia 5 de maio iremos vacinar a população carcerária e os profissionais que os atendem. E do dia 3 a 24 de maio estaremos na zona rural do município”, detalhou a Brandão.

A coordenadora também lembrou que o grupo de risco é formado por crianças de seis meses até cinco anos; população indígena; gestantes; mulheres em puerpério (até 45 dias de pós-parto); profissionais de saúde; idosos acima de 60 anos; pessoas de 5 a 59 anos que tenham algumas doenças: portador de HIV, diabéticos, hipertensos e cardiopatas. Além de pessoas alérgicas a ovo, pessoas que usam ou usaram há até 15 dias remédios a base de corticoide, pessoas diagnosticadas ou com suspeita da Síndrome de Guillain-Barré não poderão se vacinar.