Apesar de ser o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), as mulheres de Serra Talhada não têm muito o que comemorar. Motivo: a violência contra a classe feminina é altíssima na cidade e pouco tem sido feito – ao longo dos anos – para evitar que isso mude. Segundo levantamento realizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura da Capital do Xaxado, 92 pessoas do sexo feminino foram vítimas de violência no município de janeiro a junho de 2011.

O registro dos dados se baseou nas ocorrências policiais daquele período indicando a faixa etária das vítimas, o bairro onde ocorreu a agressão, o tipo de violência aplicada e qual o grau de parentesco que as mulheres possuíam com o agressor. O mapa da violência contra as serratalhadense indica ainda que, na maioria dos casos  (40 registros) as vítimas têm entre 26 e 45 anos. Seguido das adolescentes e jovens entre 15 e 25 anos, com 36 ocorrências. Cinco casos acabaram em agressão e morte.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mônica Cabral, as delegacias do interior ainda não estão preparadas para tipificar as diversas maneiras de violência existentes contra a mulher, como: a psicológica, patrimonial, física, moral e sexual. “Falta dentro das delegacias mais equipes direcionadas e preparadas para lidar com a questão da violência feminina. Na prática, toda ocorrência envolvendo agressão contra mulher acaba sendo tipificada sempre como violência doméstica, mas é necessária a diferenciação”, ressalta.

O bairro Centro é o campeão da violência contra as mulheres em Serra Talhada. De acordo com o diagnóstico, foram registrados 24 casos de agressão na localidade, de janeiro a julho de 2011. Em segundo lugar no ranking está o bairro Bom Jesus, com 17 ocorrências. Em terceiro, aparece o São Cristovão, com 16. Entre o grau de parentesco do agressor, o companheiro aparece como o principal agente violentador da classe feminina na cidade, com 47 casos. Seguido do ex-companheiro (21) e cônjuge, 7 ocorrências. Todos estes casos foram enquadrados na Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha.

DE OLHO NOS DADOS:

FAIXA ETÁRIA —- Nº DE CASOS

15 a 25 anos —— 36

26 A 45 anos —— 40

46 a 60 anos —— 10

Não informado—- 4

GRAU DE PARENTESCO

FILHO ————— 8 CASOS

CÔNJUGE ———- 7 CASOS

COMPANHEIRO— 47 CASOS

EX-COMPANHEIRO – 21 CASOS

OUTROS – 9 CASOS

LOCAL DAS OCORRÊNCIAS – Nº DE CASOS

Bom Jesus ———————– 17

Caxixola ————————– 3

Mutirão ————————– 1

Cohab —————————- 6

Alto da Conceição ————– 8

São Critovão ———————16

AABB ——————————- 3

Cagep —————————— 1

Borborema ———————— 4

Centro —————————— 24

Ipsep ——————————- 3

Várzea —————————– 1

Tancredo Neves —————– 1

Fazenda Chique Chique ——- 1

Bernardo Vieria —————– 1

Lagoa da Caatinga ————- 2

 FONTE: Coordenadoria da Mulher e Polícia Civil