Publicado às 13h49 desta terça (7)

O diretor da STTrans (Superintendência de Trânsito e Transportes de Serra Talhada), Célio Antunes, negou em entrevista ao Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM nesta terça-feira (7), que exista uma ‘fábrica de multas’ atuando na cidade. Na visão do gestor, da quantidade real de multas que se poderia aplicar nos condutores que trafegam errado no município, a STTrans estaria apostando mais num trabalho de educação no trânsito.

Célio Antunes

“As pessoas não gostam de serem polidas com relação a mexer no bolso né, com relação à infração [de trânsito]. E outra coisa, se defenda! Você tem o direto de defesa [após receber uma multa]. Eu conheço diversas pessoas que dizem aí que [a STTrans] é uma fábrica de multas. Que fábrica de multa? Em 2019, o número de multas por mês foi de 340 multas por mês. [Mas] se eu fosse aplicar tudo, a multa por [dirigir] com celular, a multa por [falta de] cinto de segurança, a multa de três pessoas numa moto, todas essas são multas gravíssimas… 500 multas daria num dia. Então não existe isso”, negou Antunes, argumentando:

“Eu digo a eles [aos agentes de trânsito], vamos orientar para que as pessoas andem de uma forma melhor para que se evite os acidentes, e não estar só punindo, a gente não vive punindo assim não. E existem as defesas. Se a pessoa acha que foi um erro do agente, então faça sua defesa. Nós tivemos no ano passado 180 defesas. Todas não foram aceitas, mas uma boa maioria foi… Algo em torno de 30%. Se eu passar os dados em relação a isso vão ver que não existe nada abusivo [por parte da STTrans]. Muito pelo contrário, nós processamos muito mais as questões educativas”.