IMG_6224

Foto e texto assessoria

Preocupada com a população, a Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, através da Secretaria de Saúde, lançou uma nova arma para combater a maior ameaça da saúde pública atualmente, o mosquito Aedes Aegypti, emissor da Dengue, Chikungunya e o Zica Vírus, é o Disk Dengue. Segundo a secretária Verlaine Souza, a ação tem o objetivo de receber denúncias na vigilância, alertando para terrenos baldios e casas com possíveis focos do mosquito.

‘Eles ligam e a gente envia nossos agentes até o local, para combater o mosquito, porque Santa Cruz já tem dois casos de microcefalia notificados, então qualquer pessoa pode ligar, a partir de hoje vamos atuar. O serviço funcionará da seguinte forma, o cidadão liga para o 9.8815 3130, nosso coordenador de endemias recebe a denuncia, e encaminha a um agente de saúde para o local, para averiguar a existência ou não do mosquito no ambiente”, explicou Verlaine.

Durante a manhã de dessa terça feira (9), a secretária de saúde se reuniu com diversas secretarias de governo para elaborar estratégias para combater o mosquito. Verlaine Souza mostrou sua preocupação com os números de um recente levantamento que aponta que Santa Cruz da Baixa Verde tem 15 focos do mosquito para cada 100 casas.

IMG_6220

“Existe uma preocupação a mais para população de santa cruz, porque devido a crise hídrica no município a maioria das pessoas continua armazenando água de forma incorreta, levando assim ao aumento do levantamento rápido de indices de infestação por aedes aegypti (liraa). No 6° liraa, o ultimo levantamento, obtivemos resultado de 7,7%, Valor altíssimo comparando com os resultados preconizados pelo ministério da saúde, onde o aceitável é 1%, vale salientar que esse ultimo resultado foi mais baixo que conseguimos alcançar, geralmente o levantamento do liraa aqui no nosso município é 15%. Ou seja, a cada 100 casas ,existem 15 focos  do mosquito transmissor.”

Entre as ações programadas pela secretaria de saúde, o mutirão de combate ao Aedes Aegypti vai realizar mobilizações na sede e distrito de Jatiúca; promover palestras educativas nas unidades de saúde, escolas do município e zona rural, associações, igrejas, canto mãe coruja e principalmente durante as visitas domiciliares do agente comunitário de saúde e endemias.