Foto: Sintepe/Divulgação

Punlicado às 05h25 desta quarta-feira (28)

Atualizado às 06h56

A proposta do Governo do Estado que reajusta em 14,95% o piso dos professores da rede estadual foi aprovada em Plenário, nesta terça (27). A votação foi concluída em Primeira e Segunda Discussões  numa mesma tarde, com a realização de uma reunião ordinária e outra extraordinária em sequência.

As discussões foram acompanhadas por profissionais de Educação, que lotaram as galerias da Alepe e protestaram contra o resultado. Em discursos na tribuna, parlamentares que anunciaram voto contrário lamentaram que o Governo não tenha negociado uma proposta de reajuste que contemplasse toda a categoria.

Os deputados Fabrizio Ferraz e Kaio Maniçoba, ambos votados e com base eleitoral em Serra Talhada, ficaram a favor da proposta da governadora Raquel Lyra, que de acordo com o Sintepe, deixa de fora mas de 52 mil servidores.

O deputado Luciano Duque, líder do Solidariedade, não compareceu a sessão. Entretanto, antes, nas comissões, Duque já tinha se manfestado contra o PL enviado pela governadora. Em conversa com o Farol, Luciano Duque justificou. “Estou há três dias acamado, com sintomas de virose, segundo os médicos. Pelo menos hoje (quarta-feira) estou sem febre… um pouco melhor”, esclareceu.

Os servidores públicos protestaram, na Alepe, durante todo o processo de votação.