Publicado às 04h57 desta terça-feira (7)

No último dia 2 de dezembro a XI Gerência Regional de Saúde (Geres) alertou quanto ao surgimento de casos da chamada ‘coceira misteriosa’ em Serra Talhada e nos municípios de Triunfo, Sertão do Pajeú, e Floresta, Sertão do São Francisco.

Ao Farol, a diretora da Geres, Karla Millene, detalhou que 4 casos estão ativos no sistema, sendo 2 de Serra Talhada, notificados no dia 24 de novembro pelo Hospam, 1 caso em Floresta notificado no dia 26 de novembro no Hospital Coronel Álvaro Ferraz, e outro notificado no dia 1º de dezembro em Triunfo, na Unidade Mista Felinto Wanderley. O surto já atinge 427 pessoas no estado e tem causado preocupação nos especialistas, uma vez que a causa ainda não foi identificada.

Porém, nessa segunda-feira (7), a XI Geres recebeu relatórios conclusivos que descartam a presença da doença em Triunfo. Um paciente apresentou um quadro de lesões cutâneas, após contato direto com viajantes do Recife.

Após investigação a mesma referiu ter ingerido salgados de camarão e bacalhau, logo após apresentou um quadro sugestivo de alergia. Relatou que os 3 contatos domiciliares não apresentaram até o momento nenhum tipo de manifestação cutânea. Relata também que seus contactantes de Recife também não apresentaram sintomas até o momento. Após investigação, o caso foi descartado, por se tratar de um caso isolado e sem vínculo clinico e epidemiológico com os contatos diretos, tratando-se de um quadro sugestivo de intoxicação exógena por alimento”, diz um dos trechos do documento.

FLORESTA

Já no município de Floresta, o relatório assinado pela diretora de Epidemiologia, Jainara Novaes de Sá, também descartou o fato. Uma mulher de 37 anos começou a apresentar sintomas tais como dor de garganta, dor de cabeça (cefaleia) e lesões nas costas, pernas e nádegas associado a prurido, sem piora à noite. Negou episódio de febre. Referiu que não entrou em contato com ninguém que tenha viajado recentemente ou que tenha apresentado casos similares.

Segundo o relatório, a residência da paciente está localizada em uma zona de concentração de mata, com algumas fruteiras e próximo às margens do rio Pajeú. Refere uma grande quantidade de mosquitos, mas que não se lembra de ter sido picada, não relata uso frequente de repelentes. Ela teve melhoras dois após medicada.

SERRA TALHADA

Em Serra Talhada, a XI Gerência Regional de Saúde (Geres) afirma que o dois casos ainda estão sob investigação, e o resultado pode sair ainda esta semana.