Publicado às 14h20 desta quinta (2)

O prefeito Luciano Duque enviou mensagem ao Farol lamentando o que chamou de uso político da Covid-19 para atacar sua gestão e desaprovando a exposição de tal debate na mídia. Ele se referiu a críticas por ausência de apoio e monitoramento por parte da Secretaria Municipal de Saúde a pessoas com sintomas ou que tiveram contato com vítimas do novo coronavírus. Duque se reportou, em específico, às declarações do policial militar Valdemir Antão da Silva Júnior [veja aqui], e da esposa do professor Dinho Duarte, Ericlécia Duarte [veja aqui].

“Venho aqui fazer um esclarecimento de matérias que tem surgido no Farol de Notícias. Eu qualifico do ponto de vista, desrespeitosa aos mais de 800 funcionários da saúde que estão trabalhando desde o dia 22 de março e cuidando da Covid. Me surpreende esse soldado Júnior vir dizer que não teve atendimento. Nós temos todos os registros que teve atendimento, como também a Ericlécia, esposa de Dinho que acusa o município de omissão“, disse o prefeito. Dinho Duarte faz parte do bloco adversário do prefeito Luciano Duque.

“ACHO ISSO USO POLÍTICO”

“O município não está omisso”, garantiu Duque, continuando: “Nós estamos com nossa rede de médicos, enfermeiros e vigilantes, estão todos trabalhando. O volume de contaminados em Serra é grande, mas a maioria não são graves. Hoje já tem 451 que estão curados e com isso, nos surpreende o uso político da saúde. Nós estamos para cuidar de vidas, agora ir para um blog como o Farol de Notícias acusar o município de não ter feito nada, eu acho isso uso político”.

“EU TENHO PROVAS DE CONTAMINAÇÃO EM FESTAS”

Luciano insinuou que Dinho Duarte tenha se infectado com a Covid-19 após ter participado de uma festa, o que vem sendo rotineiramente alertado pela Prefeitura para que se evite. O prefeito chegou a dizer que tem provas que os encontros ocorreram.

“As pessoas esquecem de dizer que foram contaminadas em festas. Eu tenho provas documentais, eu tenho fotos, tenho vídeo de pessoas que foram contaminadas e contaminaram a família inteira e saíram contaminando outros. Esquecem de dizer que tudo isso aconteceu por desobediência, nós pregamos o isolamento, nos pregamos o distanciamento, mas o que eu vejo e venho dizendo para muitos não tem valor nenhum, levam a doença como brincadeira, aí contaminam pessoas, contaminam famílias e eu não vou aceitar ficar calado.”

“FAZEMOS UM TRABALHO EFICAZ, LAMENTO”

“Nós estamos, verdadeiramente, fazendo um trabalho eficaz, reconhecido por todos, então quem acusar, vai ter que provar porque nós estamos aqui documentados. Lamento que a Ericlécia, funcionária do Município de Serra Talhada, da Educação, tenha feito essa acusação ao município, dizendo que não teve atenção. Nós estamos tratando de muitas pessoas. Querer um atendimento especial, que o médico fique ligando pra sua casa, o médico está cuidando no dia a dia das várias pessoas contaminadas que chegam, mas nós temos uma rede de assistência.”

“O MARIDO É CANDIDATO A VEREADOR”

Duque chegou também a dizer que a esposa de Dinho estaria interessada em criticar a Prefeitura pelo fato do marido ser pré-candidato a vereador pela oposição nas eleições 2020.

“É recomendado ao paciente, quando contaminado, ir para casa e aguardar tomando a medicação fornecida pelo município, que nós fornecemos, mandamos deixar em casa. Agora politizar o assunto porque o marido é candidato a vereador? Tinha outro candidato a vereador também nessas farras que promoveram e agora por estarem contaminados querer acusar o município?”.

“VOU APRESENTAR PROVAS À SOCIEDADE”

“O município está fazendo seu papel, quem não cumpriu com o papel foram essas pessoas, prejudicaram várias famílias, inclusive tem parentes meus que estão prejudicados hoje, se tiverem contaminados não vão poder ficar aqui porque tem comorbidade grave. Eu quero evitar pessoalizar e politizar esse assunto, mas se for necessário eu vou apresentar todas as provas à sociedade. Eu espero botar uma pedra, de uma vez por todas, em cima desse assunto porque a falta de responsabilidade eu vou dizer de quem é.”

LEIA MAIS

Família de Dinho Duarte faz elogios ao Hospam

PM infectado por Covid-19 em ST critica atendimento