duque-seSerra Talhada vive realidade distintas quando o assunto é empreendedorismo. Se de um lado há um grupo investindo na construção de um shopping center, por outro, o projeto de construção de um distrito industrial para atrair empresas para a cidade não saiu do papel. Mas o prefeito Luciano Duque quer mudar essa realidade e já anunciou que a atração de indústrias para Serra Talhada é prioridade número um.

“Eu já tive reunião em São Paulo essa semana, estou indo ao Rio Grande do Sul e tudo indica que vou ao Uruguai, estamos construindo parcerias com empresas para se instalarem em Serra Talhada, inclusive de fora. Ou seja, a gente está fazendo prospecção, não quer dizer que está decidido”, declarou o prefeito durante entrevista ao FAROL detalhando suas intenções.

“Tive uma reunião com Francisco Mourato, Everaldo Lima (ambos da CDL) e os empresários de Serra Talhada, para a gente construir uma parceria na viabilização do nosso distrito industrial. Porque a gente não conseguiu botar, a gente tem um terreno, o estado tem um distrito. O do estado não sai do canto e o da gente não conseguimos fazer a infraestrutura. Então, vamos fazer uma parceria com o empresariado para ver se a gente consegue fazer o acesso, porque daí viabilizamos a implantação dos investimentos”, reforçou.

FIQUE POR DENTRO

No dia 6 de junho de 2012 o governador Eduardo Campos desapropriou o terreno que abrigará o futuro Distrito Industrial de Serra Talhada. O Decreto 38.262 assinado pelo governador decretou de utilidade pública uma área com 231,29 hectares no bairro da Caxixola.

Em maio deste ano, o Governo de Pernambuco anunciou que iria vender parte da área desapropriada e causou rebuliço no empresariado local e políticos serra-talhadenses. A ‘operação’ foi colocada na ‘geladeira’.

Mas o condomínio industrial idealizado pela gestão petista também não decolou, mesmo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Faeca Melo, tendo feito o anuncio que cerca de 20 empresas estariam prontas para investir no município. Até agora, tudo não passou de projetos.