>Foto: Alejandro García/Agência Papiro

Apesar do arrocho financeiro que sofrem as prefeituras nordestinas, por conta das constantes reduções no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), garantiu que a prefeitura não irá fechar no próximo dia 13 de maio, em protesto contra o Governo Federal, que está sendo idealizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“Não entendo como um protesto, mas um movimento reivindicatório. Por isso que a prefeitura de Serra irá funcionar normalmente. Não conheço uma prefeitura que esteja na bonança. É só arrocho”, comentou o prefeito petista, nesta quinta-feira (2), em coletiva de imprensa durante o ato de posse dos quatro novos secretários de governo, que aconteceu no auditório da Faculdade de Formação de Professores (Fafopst).

Ele criticou a postura da Câmara Federal, que vem aprovando projetos, segundo avalia, que acabam prejudicando os municípios. “Estamos estrangulados, mas existem mais de 30 projetos no Congresso Nacional que afetam os municípios. Fazer política passando o chapéu alheio é muito fácil. Nossos deputados não podem aprovar leis que sufocam ainda mais as prefeituras”, disse Duque.

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) já emitiu nota de protesto contra o Governo Federal dando a garantia da participação em bloco das prefeituras pernambucanas. Caso mantenha esta postura, o prefeito Luciano Duque será uma espécie de contraponto ao movimento. Quer queira, quer não.