Agora, os usuários vão poder opinar sobre atendimento no SUS. Os estados começaram a receber nessa quarta-feira (25) a Carta SUS , uma nova ferramenta do Ministério da Saúde que possibilita aos usuários do sistema avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública ou unidades conveniadas.

A Carta SUS pode ser usada para denúncia de irregularidades, elogios, críticas e sugestões. A distribuição começa por Curitiba (PR) e até o momento, já estão impressas 57 mil correspondências, com previsão para impressão de 648 mil até o final de janeiro. Os usuários não terão despesas com o envio da carta, que tem porte-pago e será mensal. A previsão é de que seja recebida uma média de um milhão de correspondências por mês.

A Carta SUS terá um questionário para a avaliação do paciente e também dados como a data da entrada no hospital, o dia da alta e o motivo da internação. O usuário poderá conferir se os dados estão corretos e correspondem ao serviço prestado de fato, além de conhecer o custo total da internação. A carta pode ser respondida tanto pelo paciente, quanto por um familiar. A ação foi lançada pelo Ministério da Saúde em novembro de 2011.

Assessoria