Durante a visita do secretário de Agricultura do Estado, Ranílson Ramos, a Serra Talhada para se reunir com lideranças  sindicais e discutir ações de combate a seca n região, agricultores denunciavam que 25 carros-pipas que abasteciam a zona rural da cidade haviam deixado de trabalhar. A estiagem em 2012 já é considerada a maior dos últimos 30 anos.  

“Eram os carros-pipas pagos pelo Governo Federal e gerenciados pelo Exército Brasileiro. Os motoristas pararam desde o dia 16  de abril. Segundo eles, por falta de pagamento”, explicou o prefeito Carlos Evandro, confirmando que apenas seis pipas abastecem atualmente a zona rural de Serra Talhada. “Por conta disso poderá ocorrer protestos nos próximos dias. Inclusive, com o bloqueio de rodovias. A situação é grave”, alertou.

“Esses carros vinham trazendo água para quem esá com sede. E agora, como é que vai ficar?”, questionou o agricultor José Soares, que diz não entender os motivos da suspensão do programa. “Carlão” confirmou a denúncia do agricultor e acredita que a situação tende a se agravar.

Ranílson Ramos: reunião com poucos avanços

Na avaliação do vereador Zé Pereira (PT), que participou da reunião com o secretário de Agricultura do Estado, Ranílson Ramos, não há motivos para muita comemoração, porque boa parte do que foi anunciado por ele, para minimizar os efeitos da seca, são ações do Governo Federal e que já estão em andamento na cidade.

Quanto à suspensão dos carros-pipas, o vereador lamentou. “Se 25 carros é insuficiente imagine apenas seis pipas. É um veradeiro drama para quem vive na zona rural”, acvaliou. Veja a íntegra da  pauta reinvidicatória da Federação dos Agricultores de Pernambuco (Fetape) que foi entregue ao secretário Ranílson Ramos.