Atualizado às 16h33 desta terça-feira (4)

O final de semana na 18ª Vara Federal em Serra Talhada foi movimentadíssimo. Em apenas três dias, 440 processos que andavam “engavetados” foram apreciados, finalmente, durante o Mutirão de Audiências que ocorreu na última sexta (30), sábado (1) e no domingo (2) no município. Processos que estavam acumulados por meses, ganharam a oportunidade de serem analisados por oito juízes que vieram de outras cidades com o intuito de acelerar as ações mais antigas. O Juizado Especial Federal (JEF) na Capital do Xaxado, apesar de contar com um amplo quadro de servidores e moderna estrutura física, ainda não possui um juíz titular. A vara funciona em Serra Talhada há quase dez anos.

“A subseção de Serra Talhada tem como tradição um volume muito grande de processos e, infelizmente, por causa de percalços, inclusive por não existir um juíz sempre presente, parabenizo toda a equipe de servidores pelo excelente trabalho”, ponderou a juíza Kylce Anne Pereira Collier, uma das convocadas para atuar no mutirão de audiências. Segundo a diretora da 18ª Vara Federal, Elenice Torres, ocorreram 55 audiências no total, contabilizando 24 ações julgadas procedentes e 177 avaliadas sem procedência. Houve ainda 151 acordos, 82 extinções processuais e seis despachos.

Elenice Torres desataca que, mesmo com o esforço concentrado, ainda estão tramitando no JEF de Serra Talhada cerca de 2 mil processos. “Temos uma média de recebimento de 200 ações por mês. O mutirão foi preciso já que a 18ª Vara abrange 24 municípios, então a demanda é muito grande; e pelo fato de ainda não termos um juíz titular permanente. Mas existe a garantia de que, em janeiro, chegará um juíz titular”, adiantou a diretora da 18ª Vara Federal, esclarecendo que todos os processos julgados no Mutirão de Audiências foram relativos a causas previdenciárias.