Da Assessoria

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão metade do valor do 13º salário antecipado, conforme decreto publicado na última quarta-feira (8) no Diário Oficial da União. A parcela virá com a folha de agosto, que será paga entre 27 de agosto e 10 de setembro.

Serão contemplados com a antecipação 25.617.695 benefícios em todo o Brasil. A primeira parcela do abono, de 50% do valor do 13º, representa uma injeção extra na economia de mais R$ 11,2 bilhões em agosto e setembro, além dos cerca de R$ 23 bilhões do benefício mensal. O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet a partir de 27 de agosto. 

Para aqueles que passaram a receber o benefício depois de janeiro, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Nesta primeira parcela não haverá desconto do Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só será cobrado em dezembro, na segunda parcela da gratificação.