ocupacao-uast-5

Fotos: Farol de Notícias / Manu Silva

Nas primeiras 24 horas de ocupação da UFRPE/Uast estudantes mostraram fôlego para se organizar, discutir a manifestação a nível nacional e estadual, além de votar pela permanência da ocupação nos prédios administrativos da unidade. A reportagem do FAROL acompanhou a assembleia dos estudantes realizada na noite dessa terça-feira (1), no Hall da biblioteca universitária. Cerca de 150 estudantes participaram dos debates e se dividiram em comissões de comunicação, estrutura, segurança, alimentação e limpeza. De acordo com os manifestantes, a proposta é marcar com urgência uma audiência com a reitora, a professora Maria José de Sena.

Durante a assembleia os manifestantes se posicionaram contra a PC 241, agora PEC 55, contra o Projeto de Lei que visa a emancipação da Uast (PL 5173/2016), e também a Medida Provisória que modifica o ensino básico no Brasil. Estudantes que se posicionam contra a ocupação também compareceram à assembleia e discutir a ocupação, estes alegaram que o ato não chegará a atingir as esferas públicas. Os ocupantes também garantiram que vão conversar com os setores administrativos para manter a prestação de serviços em um expediente e não prejudicar a realização da XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extenção da UFRPE, em Serra Talhada.

ocupacao-uast-1

A solicitação de audiência com a reitora é para tratar das demandas locais da educação superior e as reivindicações dos estudantes pautam a entrega das casas de residência estudantil; o transporte que circula na cidade e os transportes intermunicipais; a criação de uma creche e políticas de apoio a estudantes com filhos e gestantes; a criação de espaço de convivência adequados para o campus, a instalação do Restaurante Universitário e o andamento das bolsas de apoio acadêmico e de pesquisa.

Com o apoio dos movimentos sociais e grupos de estudos da universidade, os estudantes propuseram uma agenda de atividades culturais para os manifestantes. Pela manhã desta quarta-feira (2), fizeram uma oficina de cartazes. A partir das 16h haverá intervenções artísticas com Robson Farias, música e poesia com Jessica Caetano, de Triunfo; e um sarau com o Movimento Diverso e o Coletivo FUÁH. À noite os movimentos também irão propor um Cine Debate, a partir das 19h. Em seguida os estudantes se reúnem novamente em assembleia. Músicos do movimento eBasta também deverão apoiar a ocupação e promover atividades na Uast.

PROGRAMAÇÃO – OCUPAÇÃO UAST

A partir das 16h

Sarau com todos os movimentos: D.A.s, DCE, Uesst, Diverso, Fuáh, Macondo, eBasta

Jéssica Caetano

Performance

A partir das 18h

Cine Debate – filme Tatuagem

Assembleia dos Estudantes

ocupacao-uast-3ocupacao-uast-2ocupacao-uast-6ocupacao-uast-4