Publicado às 17h49 desta quinta-feira (25)

O líder da oposição em Serra Talhada, deputado federal Sebastião Oliveira (PR), negou, nesta quinta-feira (25), que exista uma espécie de ‘conspiração do mal’ entre membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para impugnar todas as contas de gestão do prefeito Luciano Duque (PT).

Isso se daria, segundo os ‘conspiracionistas’ locais, em função da postura combativa do petista diante o governador Paulo Câmara (PSB). Para aliados do socialista, Duque foi muito ingrato com Paulo mesmo diante o leque de obras que o governador aportou em Serra Talhada nos últimos anos.

Sebastião alertou, durante o programa Frequência Democrática, para a idoneidade do ministro relator da última conta rejeitada do prefeito, Dirceu Rodolfo. No TCE, além dos conselheiros de carreira, existem àqueles que são indicados pelo gestor estadual.

“Isso é absolutamente impossível [uma teoria da conspiração], primeiro porque o relator das contas de Duque vêm do Ministério Público de Contas, não foi indicado nem por governador, nem pela Assembleia Legislativa. O senhor Dirceu Rodolfo é um funcionário de carreira do Tribunal de Contas, ele foi procurador do Ministério Público de Contas e a vaga assegurada a ele advém da carreira e é assegurada pelo Ministério Público de Contas, então essa teoria da conspiração cai abaixo”, disse Sebastião Oliveira, abrindo o verbo e cobrando ‘mea culpa’ de todos:

“O que houve foi malversação do dinheiro público e não zelo pelo dinheiro público, essa é a verdade. Se fosse comigo a tempestade estava correndo dentro de Serra Talhada. Mais uma vez eu estou repetindo: quando é com o governo Duque sempre botam panos mornos. Aí tem que fazer um mea culpa a imprensa, a oposição, população, sociedade civil organizada e saber que nada na vida tem dois pesos e duas medidas. Para se dá um peso a um, tem que dá medida igual ao outro”.

Luciano já teve duas contas (2013 e 2014) recomendadas pelo TCE à Câmara Municipal para rejeição. Ou seja, mesmo desaprovadas pelo Tribunal, elas poderão ser consideradas aptas a partir do julgamento pessoal de cada vereador serra-talhadense. Atualmente, Duque tem maioria na Casa Legislativa.