Publicado às 04h48 desta quinta-feira (25)

Por Giovanni Sá, editor do Farol

Volto a comentar sobre as eleições, mas, agora, com um outro foco. Parto do princípio que o resultado eleitoral foi cravado, e você, que ora ler este artigo; vai estar nas ruas comemorando ou lamentando a vontade soberana das urnas.

O que você fará no domingo (28), vai sair gritando pelas ruas afirmando que ‘matou’ os petralhas e apontar o dedo em riste, assim como Bolsonaro, apontando uma arma?

Ou você vai fazer festa na porta do seu vizinho, provocando que o Fascismo foi derrotado? Ou vai pular de alegria porque agora a turma LGBT vai, finalmente, ficar no seu lugar, em nome da moral e dos bons costumes?

Veja também:   Mercado público gera o primeiro confronto entre Márcia e Duque

Provocações a parte, o domingo, independente do resultado, deve ser de tolerância e respeito aos que perderam as eleições, que diga-se de passagem, com pouco debate e muito ódio exalando pelos poros. Não será a ascensão da ‘bancada da bala’ que irá pacificar este País. Não serão os grupos evangélicos ortodoxos ou católicos conservadores, que irão unir os lados com seus discursos e meias verdades.

Não serão os generais deste País, com suas estrelas e passado enlameado por histórias de torturas, que irão colocar uma nova ordem.

O Brasil é dos brasileiros e não dos partidos. O Brasil é feito pela força e sonhos dos trabalhadores, e não pelas utopias e cartas nas mangas.