Publicado às 14h22 desta quinta-feira (16)

Por Dr. Leandro Lucena, professor de estatística da UFRPE-UAST

A taxa de transmissão do virus (Rt) é um indicador do crescimento da doença na região e é classificada da seguinte forma:

Rt < 1: evidência de que cada indivíduo infectado tem pouca chance de transmitir o vírus, e a doença tenderá a apresentar cada vez menos números, podendo até mesmo desaparecer. Rt = 1: neste caso, há evidência de que cada indivíduo infectado pelo vírus transmite o vírus para outra pessoa, e a doença permanece na população, sendo transmitida de indivíduo em indivíduo, de forma estável, fazendo com que a doença permaneça na mesma população por longos períodos de tempo. Rt > 1: aqui a situação fica mais preocupante porque cada indivíduo infectado causa mais que uma nova infecção, isto é, infecta mais que um indivíduo. Nestes casos, ocorrerá um surto, uma epidemia ou uma pandemia.

Quanto mais elevado o valor do Rt, maior será a transmissibilidade e maior será a população potencialmente afetada pelo agente infeccioso. A taxa de transmissão do vírus em Serra Talhada é de 3,02 (número três vezes maior que a média do Brasil Rt=1,11), 100 pessoas contaminam 302 saudáveis. Até ontem, o número de infectados em isolamento social ou em leitos de internamento era 517, usando a Rt essas 517 pessoas possivelmente já transmitiram o vírus para 1.561 pessoas saudáveis, que por sua vez podem ter contaminado mais 4.714 pessoas. Logo, espera-se que 6.275 pessoas contaminadas estejam circulando no município sem saber que estão infectadas, somado as pessoas que chegam dos municípios vizinhos.

O gráfico abaixo apresenta a distribuição dos 185 municípios segundo classificação baseada em valores apresentados pelo número de reprodução R(t) atualizado em 12/07/2020. Os valores dos números de reprodução de cada município foram divididos em quatro grupos de cores, conforme ilustrado no gráfico. Os dados mostram que:

• 14 (Quatorze) municípios estão classificados na cor verde;

• 86 (Oitenta e seis) municípios estão classificados na cor amarela;

• 69 (Sessenta e nove) municípios estão classificados na cor laranja;

• 16 (dezesseis) municípios estão classificados na cor vermelha.

É importante destacar que alguns municípios em vermelho no mapa estão iniciando a contagem de casos, o que naturalmente faz com o que o indicador seja alto. A ideia é que o acompanhamento diário/semanal dessas informações possa ajudar fornecer novas classificações segundo o valor do R(t).