Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Na manhã desta terça-feira (14) uma comissão formada por índios da etnia Pankararu, com base no município de Tacaratu, na região do médio São Francisco, compareceu ao Tribunal Regional Federal, em Serra Talhada, para mais uma audiência em torno de um litígio que se arrasta há muitos.

A nação luta para ter de volta cerca de 8 mil hectares de terra que foram invadidos por pequenos proprietários rurais. Em conversa com o FAROL, o vice-Cacique Sarapó Pankararu, que veio em companhia do cacique Pedro Monteiro e outras lideranças indígenas, disse não entender porque tanta demora por parte da Justiça.

Veja também:   Jovens ocupam às ruas de ST com vivas a Jesus

“Já ganhamos na primeira instância e até no Supremo Tribunal de Justiça, em 2010. Estamos novamente retornando para Serra Talhada e não estamos entendendo isso. A Justiça já nos assegurou que a terra é nossa. e essa morosidade vem causando prejuízos a muita gente. Não temos terra para sobreviver da agricultura porque eles (os posseiros) ficaram com as melhores terras”, disse Sarapó, arrematando:

“Estamos inconformados porque o juiz não era para estar dialogando quando já existe uma decisão. Não se pode voltar atrás. Tem que se cumprir a decisão e a terra retornar para o nosso povo”, relatou o vice-cacique. Até o fechamento desta edição, as partes estavam reunidas no Fórum localizado no bairro AABB, em Serra Talhada.

Veja também:   Opções de bares e restaurantes em ST