Da CNN Brasil

Terry Branstad deixará o cargo de embaixador dos Estados Unidos na China depois de mais de três anos em Pequim, uma fonte confirmou à CNN na segunda-feira.

Espera-se que Branstad deixe Pequim antes da eleição presidencial dos EUA em novembro, disse a fonte.

O anúncio ocorre em meio a tensões crescentes entre os EUA e a China em várias frentes. O governo chinês anunciou na sexta-feira que imporia restrições não especificadas a diplomatas americanos e pessoal dentro da China depois que Washington implementou uma medida semelhante visando o corpo diplomático de Pequim em 3 de setembro.

Veja também:   Ítala Carvalho e Leandra Nunes hoje no Empodera

Em uma postagem no Twitter na manhã de segunda-feira, o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, agradeceu a Branstad por seus serviços ao povo americano como Embaixador dos EUA.

“O presidente (Donald Trump) escolheu o embaixador Branstad porque sua experiência de décadas lidando com a China o tornou a melhor pessoa para representar o governo e defender os interesses e ideais americanos neste importante relacionamento”, disse Pompeo.

Pompeo não deu uma razão para a saída de Branstad, ou qualquer anúncio sobre um possível sucessor para o importante posto diplomático.

Veja também:   Ex-secretária de um campo de concentração nazista de 96 anos foge

Branstad foi uma das primeiras escolhas para embaixador do então presidente eleito Trump em dezembro de 2016, logo após Trump vencer a eleição presidencial dos EUA.