O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), está preparado para iniciar uma fiscalização implacável contra os loteamentos irregulares na Capital do Xaxado. Ele deu o recado no último sábado (15), durante entrevista a uma emissora de rádio garantindo que providências serão tomadas.

“Não se pode vender terra privada sem regularizar na prefeitura. Tem muita gente praticando estelionato imobiliário. Nós já estamos intervindo nos loteamentos e iremos fazer um grande mutirão para regularizar esta prática”, disse Luciano Duque. A ofensiva do governo acontece seis meses após a posse de Duque, que vê na legalização dos loteamentos uma ferramenta para “turbinar” o caixa da prefeitura.

FUNDO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO

Apesar da “guerra” declarada contra os proprietários dos loteamentos, o prefeito Luciano Duque ainda não moveu uma palha quanto ao cumprimento de um item importante do seu programa de governo, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No plano, o petista prometeu a  criação de um Fundo Municipal de Habitação (FMH), cujo objetivo é de recuperar, urbanizar e regularizar as ocupações irregulares.

O programa ganhou até um nome durante a campanha eleitoral: Lote Nosso. Na prática, não basta apenas regularizar os loteamentos clandestinos em busca da receita própria. O governo, em contrapartida, precisa colocar o mínimo de estrutura básica nos bairros.