Imagens da Labomed/Cardiomed

Publicado às 05h10 desta sexta-feira (27)

26 de abril foi o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em Serra Talhada, a Labomed, que atua de forma preventiva com ações de saúde, saiu às ruas e montou uma tenda na Academia das Cidades, no bairro do Ipsep, onde aferiu a pressão arterial e orientou dezenas de pessoas.

“A ação em combate e prevenção a hipertensão arterial foi bem sucedida, foram atendidos 74 clientes. com orientações de boas práticas de saúde e com a participação especial do nosso parceiro o SAS”, explicou a Drª Edilza Gondim, da Labomed.

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

SAIBA MAIS SOBRE A HIPERTENSÃO

A hipertensão ou tensão alta é caracterizada pela pressão arterial acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

FATORES DE RISCO: Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também ser hipertensos).

SINTOMAS: Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

MORTALIDADE: Anualmente quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares. Ou seja, são cerca de 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos, onde mais da metade decorre da pressão alta.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE