AFACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO – FIS, mantida pela SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA-SESST, através do seu Diretor Presidente usando de suas atribuições regimentais, vem a público tecer alguns esclarecimentos que se fazem necessários para que a comunidade possa entender todo um processo existente e não, apenas parte dele. Pois bem, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior-SINAES, instituído por disposição legal (Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004), objetiva orientar, direcionar e analisar indicadores e insumos educacionais para que possam servir de substrato de desenvolvimento das atividades de formação acadêmica, função social esta, que cabe às universidades e as instituições de ensino superior nas mais diversas modalidades.
Para uma melhor absorção por parte dos leitores, é necessário esclarecer que a referida construção desses insumos (aqui denominaremos de avaliação), divide-se em três momentos (ou fases) do processo didático pedagógico. No primeiro momento a Instituição de Ensino Superior (IES) recebe a visita in loco de uma comissão de avaliadores designados pelo MEC para avaliarem três dimensões que constituem juntas um observatório de quase 130 (cento e trinta) insumos e variáveis, quais sejam: Dimensão 1 – Organização Didático pedagógica, Dimensão 2 – Corpo Docente e Dimensão 3 – Instalações e Estrutura física. Ao término os cursos avaliados, inclusive o deAdministração obtiveram conceito final 4 (quatro) num intervalo que varia de 1 a 5. Referida nota 4 se estendeu aos demais cursos que receberam visita in loco. O segundo momento ou segundo componente de avaliação é a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA), esta se encarrega de verificar um total de dez dimensões dentro do processo de formação institucional, docente e discente.
Por fim, como última etapa , uma amostra aleatória de alunos participam de um exame nacional denominado ENADE, constituída de componentes de formação geral e componentes específicos. Referido exame reflete portanto uma, das três etapas que constituem todo o processo. O exame necessita ser encarado pelas IES como indicador de insumos que necessitam ser retrabalhados, não significando, portanto, o reflexo da qualidade do curso e muito menos da IES. O MEC cumpre com o seu papel de monitorar e identificar esses insumos disponibilizando-os para a comunidade acadêmica e para a sociedade. Cabe então as IES, de forma competente, ler tais insumos e retrabalhá-los de modo eficiente.
Com relação às instalações que foram disponibilizadas aos alunos de Administração de nossa IES para realização do exame, é de bom alvitre ressaltarmos que as condições eram precárias sem nenhum tipo de climatização sob sol à pino serratalhadense, já que a prova se iniciou por volta das 12h (ressalte-se que à época se tratava de horário de verão), o que dificultou em muito a permanência de 60 adolescentes até o final, esse foi o quantitativo de participantes de Administração no exame, a sua grande maioria não respondendo à todas as questões e, os que procuraram uma providência por parte dos responsáveis pela aplicação do exame inclusive para uma possível troca de sala, obtiveram um não como resposta.
No mesmo local, embora melhor situados, participaram nossos alunos de Ciências Contábeis e Direito, que se registre, tiveram conceitos de aprovação no ENADE satisfatórios, ficando o curso de Direito no sertão de Pernambuco como oúnico a ter conceito de aprovação satisfatório, em detrimento das IES coirmãs que tiveram seus cursos sem aprovação nessa etapa. Com isso, buscamos demonstrar que o ocorrido com o curso de Administração foi algo pontual, e que será necessariamente reavaliado pela IES, pois não condiz com a realidade de nosso alunado nem tão pouco reflete a qualidade do corpo docente deste curso que consta com um percentual de 43% de mestres e doutores.
A IES na busca constante de conceder à sua comunidade acadêmica e a sociedade em geral um trabalho com qualidade e formação digna buscará junto ao MEC, empreender esforços para que haja igualdade de condições satisfatórias para realização de um exame em que o aluno deve permanecer um período de 04 (quatro) horas sentado e raciocinando. Se não houver um mínimo de condições ambientais esse reflexo irá se repetir não apenas em relação aos nossos alunos, portanto vamos cobrar junto aos setores competentes que providências já para o exame desse ano sejam tomadas. Afinal, a falha e o retrabalho também integram o processo de formação educativa. Isso é o que tínhamos para esclarecer no presente momento.
Luis Pereira de Melo Júnior
Diretor-presidente da Faculdade de Integração
30 comentários em ENADE: FIS diz que baixo desempenho foi ‘pontual’ e não condiz com a realidade
Vcs gostam de tirar o sarro dos outros, não venham falar de outras faculdades são melhor não, por que tem muitos alunos ai que compram seus TCCs e mal fazem a Monografia e ainda tiram um 10. Ja vi alunos da Federal se formarem com 10 e depois de 6 meses não sabem de nada. A Educação tem que se trabalhar em conjunto e compartilhando conhecimentos. Humildade em primeiro lugar.
Para mim não nenhuma novidade eles tirarem uma nota dessa.
Como é que pode ter um curso de adm na federal e eles escolherem estudar numa particular?
Não dá pra entender!
Nota do ano anterior foi 4, ja a deste ano 2. Mais e dai, este ano tem novo enade e deveriam se preocupar com isso. Essa nota varia da turma que esta escolhida pra fazer o exame. Não venham falar não, pois eu mesma conheço 3 formandos da Federal que não sabem de nada de suas 9 periodos, concluiram com nota 10 e não sabem de nada. E ai, este profissional tem futuro?
Creio que vc falou minha cara Arminda é bobagem sua.
Como é q pessoa termina o curso numa federal e não sabe de nada?
Na FIS o curso q presta mesmo é o de direito pelo q vejo entre meus colegas q estudam lá.
E entenda uma coisa, nota ajuda sim de uma forma no profissionalismo, imagine quando for levado o currículo dessa pessoa em uma empresa?
Porém oq vai valer mesmo é a capacidade de cada um.
Talvez essa pessoa ai q vc falou não gostavam do curso, é oq mais tem na federal, pessoas q entram no curso e não é oq a pessoa queria realmente.
Prontoooo, e tem isso agora é?? danou-se eu fiz enem na pior colegio de serra talhada, nao tinha nem ventilador o calo torando, e tirei uma boa nota, meu caro o problema é que o povo da FIS so querem saber de boa vida, não ta nem ai pra nada
E te pergunto, como você tirou uma nota boa no enem se nem português sabe? Erros de acentuação, concordância... Sinceramente antes de falar da qualidade de ensino da FIS você deveria analisar SUA "qualidade de ensino" ao invés de vir aqui passar vergonha!
Têm dificuldades de ensino sim,
"Educação no Sertão, tá longe, mais estamos no rumo certo."Galera, estude mais um pouco e ingressem na UFRPE é melhor"
Agora, por favor quando entrarem não corram e vão embora, o povo quer facilidades"
Caro cidadão, nunca ouvi dizer que existisse DIREITO em UNIVERSIDADE RURAL.
Aos demais, nós não queremos vida boa, queremos justiça. Principalmente nós, estudantes da lei. Como seremos grandes defensores se nem ao menos defendemos nosso direito? Parem de nos criticar e aprenda a ir em busca de justiça também. Lutem por um país melhor.QUALIDADE JÁ!
Muita gente vai para a UAST porém, uns ficam pois não tem condições de pagar uma particular, outros vão embora porque os professores não ministram aulas só dizem o capitulo e o cara tem que estudar senão fica sem faculdade. De 50 ficam 10. Quero dizer que os professores da Fis tem capacidade, falta é a direção manda acochar. Vem arrocho. Fui aluna da Fis boa estrutura física, corpo docente muito bommmmmmmmm
Isso que os professores da UAST não ministram suas aulas é pura babela. Eles tanto dão suas aulas, quanto cobra bastante do aluno em nota e frequência. O fato de começar 50 e terminar em 10 é justamente pelo fato do aluno querer vida boa, não estudar, não frequentar aula e no fim do período é reprovação na certa. E quanto aos alunos de ADM da FIS não permanecerem na sala por conta do desconforto ... fala sério ... é vergonhoso usar uma desculpa dessas. Se fosse por isso quem estuda na zona rural,em escolas públicas que não possuem boa estrutura ... seriam uns burros?! rsrsrrs ...vão estudar mais e tentar no próximo exame melhorar o conceito de vcs.
Ensinam nada, eles empurram assuntos e nós que pagamos o pato. A cesar o que é de cesar. Aqui mau conseguimos orientadores e material para pesquisa. Quantos de nós tiramos notas baixas, por que estamos apredejando colegas de outra instituição. Não estamos raciocinando. É verdade que na Fis tem muitos que so vão gastar o dinheiro de seus pais, mais a instituição não é culpada, quem sebe se amanhã não seremos nós? Temos que dar apoio e torcer para que o enade deste ano obtenham uma boa nota como ano anterior. Tem gente aqui na Uast que nem monografia sabe fazer, essa é a realidade.
A FIS quer dar a entender que tem capacidade de produção de uma BMW, quando o produto fui um fusquinha fubeca. Ora, vejamos, o pior cego é aquele que não quer ver! Se o produto final não atende, não adianta lustras as máquinas de produção, pois é preciso rever todo o processo produtivo. O que os alunos da FIS, não só os de administração, precisam é mais consciência sócio-educativa de quem faz essa instituição e não de desculpas.
senhores gestores e alguns docentes vão se reciclar para poder não passar um vexame desses, o que vejo lá é o Prof. M querendo resolver tudo de todos os cursos e não faz nada, pra falar com ele é um sacrificio é mais fácil falar com Dilma, ninguém resolve nada.
Não concordo com a maioria dos comentários!!!!Meus caros,sou aluna de lá e lhes digo que a FIS ,assim como outras faculdades,também possui suas dificuldades.Mas,NÃO é esse centro do pagou passou que a maioria de vocês disseram.Muito pelo contrário!!!!Pelo menos no meu curso,praticamente TODOS os professores são bons,e muito exigentes.E pasmem,eles reprovam muito!!!Admito que alguns coordenadores realmente são relapsos e deixam alguns cursos a deriva,e isso deveria ser seriamente reavaliado.Mas,apesar dessas falhas não julgo a FIS como uma má instituição.E por falar em federal,também estudei lá,e não vi essas "maravilhas".A federal me decepcionou muito,e a coordenação também não é essas coisas.Pela minha experiência posso dizer que no fim quem faz a faculdade é o aluno,pois apesar das aulas serem muito importantes,o que vai te levar para a frente é sua dedicação.
A FIS tem alunos bons, Rafaela, alunos que querem ser bons profissionais e professores excelentes. A questão é q a maioria dos alunos vai pra lá sem nenhuma base, só gastar o dinheiro dos pais, e os pais preferem porque é melhor perder algum dinheiro aqui do que muito mais numa capital, é como um desencargo de consciência, "dei um curso superior ao meu filho". O que o corre é a velha política do empurra- empurra: "se o aluno chegou aqui analfabeto, não somos nós que vamos alfabetizá-lo" esse sim é o problema!Nenhuma faculdade particular quer fechar uma turma ou mante-la com 5 ou 6 que realmente tem alguma base ou querem alguma coisa!
Precisamos mais de estudos pq quem nao ler, nao fala e nao ver e a realidade nossa e ficar no pouco da faculdade muitas vezes a questao de condiçoes de vida.Trabalhar e estudar e nao tem dinheiro para comprar livros.
NÃO É NOVIDADE NÃO QUE A FIS É DERRUBADA.... CURSO BOM.. ENSINO FRACO E QUALQUER PESSOA ENTRANDO...,,,NÃO É NOVIDADE.... .. MAIS ALUNO BOM É ALUNO QUE ESTUDA A MAIS.. ENTÃO NÃO DEVEMOS FALAR DA FAFOPST DA FEDERAL A FISS É A MESMA BOSTAA......... CHORA CHORA...E ESTUDEMMM PAPAI...
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