banda

Fotos: Farol de Notícias/Alejandro Garcia

Em setembro, Serra Talhada vai se transformar na Capital de Bandas e Fanfarras de Pernambuco. Esta é a intenção do maestro Heidy de Melo Lima, 33 anos, que além de carregar a música no sangue, é o orientador da maioria das bandas marciais da cidade. No dia 17 de setembro, o maestro planeja realizar um evento que deve reunir cerca de 3 mil jovens em na Capital do Xaxado.

“Será o 1ª Encontro Vila Bela de Bandas e Fanfarras no ginásio Egídio Carvalho. A proposta do encontro é dar mais visibilidade as bandas de fanfarras do Sertão porque a gente não se limita aos desfiles cívicos, participamos de eventos grandes como o Festival Pernambucano de Bandas e Fanfarras”, disse Heidy Melo, em conversa com o FAROL. De acordo com o maestro, as bandas em Serra Talhada têm um papel especial porque trabalham a música como disciplina e aprendizado para jovens e adolescentes.

“Nosso trabalho dentro da escola, é também um trabalho de ressocialização dos jovens. Nós temos hoje jovens que foram usuários de drogas, envolvidos em criminalidade e com a banda marcial se você for ver o trabalho desses alunos, a diferença é o brilho nos olhos deles. Eles querendo uma vida diferente e a banda também serve para isso, oferece essa oportunidade para os jovens e isso tem mudado muito”, explicou Heidy Melo.

DIFICULDADES

O maestro que é idealizador do encontro, diz que o evento está orçado em R$ 6 mil e que ainda não sabe como vai fazer para bancar as despesas. A Secretaria de Cultura garantiu apoio, mas ainda não fechou a quantia. Obstinado, Heydi promete não recuar.

“Estamos buscando ajuda. A gente está correndo e quem quiser nos ajudar pode nos procurar tanto na escola Antonio Timóteo quanto pessoalmente. Pode ligar para mim 9 9904-1649 falar com o regente Heidy Melo e quem quiser ajudar com qualquer coisa… já ajuda a gente”, reforçou.

banda 2

banda 3

banda 4

banda 5

banda 6

banda 7

banda 8

banda 9

banda 10