Da Assessoria

Um total de 2,36 milhões de alunos já tinha se cadastrado para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a manhã dessa segunda-feira (4).  O processo foi aberto em 28 de maio. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é superar a marca de seis milhões até o próximo dia 15. 

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia são as unidades da Federação com maior número de inscritos. De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), depois do primeiro fim de semana o ritmo de acesso ao sistema deve diminuir e ser retomado somente nos últimos dias de inscrições.

A inscrição pode ser feita apenas pela internet e será confirmada, após o pagamento da taxa de R$ 35, até 20 de junho. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h, em todas as unidades Federativas. A divulgação do gabarito oficial, conforme edital, está prevista para 7 de novembro e o resultado final estará disponível a partir de 28 de dezembro. Na página do Enem na internet o candidato pode fazer a inscrição e seguir, passo a passo, todo o procedimento e o calendário relativos ao exame