Do CNN

 

Uma das erupções vulcânicas mais poderosas do planeta explodiu uma quantidade tão grande de vapor de água na atmosfera que provavelmente aquecerá temporariamente a superfície da Terra, de acordo com detecções de um satélite da Nasa.

Quando o vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai entrou em erupção em 15 de janeiro, 65 km ao norte da capital de Tonga, criou um tsunami e um estrondo sônico que se espalhou pelo mundo – duas vezes.

A erupção enviou uma alta nuvem de vapor de água para a estratosfera, localizada entre 12 e 53 km acima da superfície da Terra. Era água suficiente para encher 58 mil piscinas olímpicas, de acordo com detecções de um satélite da Nasa.

A detecção foi feita pelo instrumento Microwave Limb Sounder no satélite Aura da Nasa. O satélite mede vapor de água, ozônio e outros gases atmosféricos. Depois que a erupção ocorreu, os cientistas ficaram surpresos com as leituras de vapor de água.

Eles estimam que a erupção entregou 146 teragramas de água para a estratosfera. Um teragrama equivale a um trilhão de gramas e, neste caso, era igual a 10% da água já presente na estratosfera.

Isso é quase quatro vezes a quantidade de vapor de água que atingiu a estratosfera após a erupção do Monte Pinatubo em 1991, nas Filipinas.

Um novo estudo sobre as descobertas do vapor de água foi publicado em julho na revista científica Geophysical Research Letters.

“Nunca vimos nada parecido”, disse o autor do estudo Luis Millán, cientista atmosférico do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia, em um comunicado. “Tivemos que inspecionar cuidadosamente todas as medições na pluma para garantir que fossem confiáveis”.

De olho na Terra

O instrumento Microwave Limb Sounder pode medir sinais naturais de microondas da atmosfera da Terra e detectá-los mesmo através de espessas nuvens de cinzas.

“O MLS foi o único instrumento com cobertura densa o suficiente para capturar a pluma de vapor d’água enquanto acontecia, e o único que não foi afetado pelas cinzas que o vulcão liberou”, disse Millán.

O satélite Aura foi lançado em 2004 e, desde então, mediu apenas duas erupções vulcânicas que lançaram vapor de água substancial tão alto na atmosfera. Mas o vapor de água do evento Kasatochi de 2008 no Alasca e da erupção de Calbuco de 2015 no Chile se dissiparam rapidamente.

Normalmente, erupções vulcânicas poderosas como o Monte Pinatubo ou o evento Krakatoa de 1883 na Indonésia resfriam a temperatura da superfície da Terra porque o gás, a poeira e as cinzas que expelem refletem a luz solar no espaço. Este “inverno vulcânico” aconteceu após a erupção do Monte Tambora em 1815, desencadeando “o ano sem verão” em 1816.

A erupção de Tonga foi diferente porque o vapor de água enviado para a atmosfera pode reter o calor, o que pode causar temperaturas de superfície mais quentes. O excesso de vapor de água pode permanecer na estratosfera por vários anos, de acordo com os pesquisadores.

O vapor de água adicional na estratosfera também pode levar a reações químicas que contribuem temporariamente para o esgotamento do ozônio protetor da Terra.

Anatomia de uma erupção

Felizmente, espera-se que o efeito de aquecimento do vapor de água seja pequeno e temporário, e se dissipará à medida que o vapor extra diminuir. Os pesquisadores não acreditam que será suficiente para agravar as condições existentes devido à crise climática.

Os pesquisadores acreditam que a principal razão para a quantidade de vapor d’água elevado foi a profundidade da caldeira do vulcão, 150 metros abaixo da superfície do oceano.

Se fosse muito profundo, a profundidade do oceano teria silenciado a erupção, e se fosse muito raso, a quantidade de água do mar aquecida pelo magma em erupção não corresponderia ao que atingiu a estratosfera, disseram os pesquisadores.

Os cientistas ainda estão trabalhando para entender a erupção extraordinariamente energética e todos os seus superlativos, incluindo ventos com força de furacão que atingiram o espaço.