Edvan Lima, Conselho Tutelar – Foto: Farol de Notícias / Licca Lima

Neste sábado (23) um dos debates da bancada do Programa do Farol foi em torno da proteção de crianças e adolescentes em Serra Talhada.

O nosso trio de apresentadores recebeu nos estúdios da TV Farol de Notícias, Edvan Lima, do Conselho Tutelar para falar, entre outras coisas, dos casos de estupro de vulnerável ocorridos na cidade.

Segundo ele, Serra Talhada criou um comitê de enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes. Reunindo Hospam, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Creas etc.

“De fato, todos os órgãos devem trabalhar em conjunto. O conselho de posse da situação vai analisar e deliberar pelas medidas de proteção, visando a segurança da vítima e da família. Fazendo com que o caso vá adiante, tanto na parte criminal e o Ministério Público é uma peça extremamente importante. E em contrapartida, os órgãos de Assistência Social que vão fazer o acompanhamento e analizar o que a vítima e a família precisa.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

MAPA DA VIOLÊNCIA

Segundo o Conselho Tutelar, há pelo menos 10 casos de estupro de vulnerável em Serra Talhada em 2024. Entre suspeitas e confirmações, o número chega a 75% dos casos denunciados em 2023 na Delegacia de Polícia local.

“Os casos mais recentes eu não vou divulgar para não atrapalhar nas investigações. O que eu posso dizer de concreto é que em 2024 nós podemos falar em 10 casos de suspeita ou de confirmação. A gente traz que existem vários bairros já registraram, inclusive, a zona rural. A tendência é que vá aumentar e supere os casos de 2023, é bem alarmante”, chamou a atenção Edvan:

“Por isso nos preocupamos bastante e esperamos que nós e os demais órgãos públicos desenvolvamos políticas mais eficazes para tentar reduzir essa quantidade. E a sociedade também tem esse papel importante que é de levar informação”.

PROTEÇÃO EM REDE

De acordo com o conselheiro, o trabalho de denuncia de violações dos direitos das crianças e adolescentes deve ser feito em rede. Ele comentou alguns caminhos para realiza denúncias:

“O Conselho Tutelar está na linha de frente para receber esse tipo de informação. Toda e qualquer violência contra crianças e adolescentes tem por obrigação de chegar ao Conselho Tutelar. A pessoa pode procurar a Delegacia, e fazer a denúncia”, comentou:

“A Delegacia tem por obrigação de acionar o Conselho Tutelar. Temos também o 14° Batalhão e o Disk 100, que é uma ferramenta do Ministério dos Direitos Humanos. A pessoa pode ligar anonimamente e eles repassam para o Conselho ou para o CREAS, que também faz esses atendimentos”.

NÚMEROS DE DENÚNCIA

Conselho Tutelar: (87) 99626-0863

Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada: (87) 3831-9223

14º Batalhão de Polícia Militar: (87) 3831-9200

Ministério Público de Serra Talhada: Rua Joaquim Godoy, 344 – Nossa Sra. da Penha

Disk 100 – Denúncia de violaçã de direitos humanos

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)