Escola estadual faz revista com detector de metais

Do Portal da Prefeitura

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arão Peixoto de Alencar, localizada na cidade de Ipubi, no Sertão de Pernambuco, adotou o uso de detector de metais para revistar os alunos durante a entrada na unidade de ensino.

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) esclareceu, por meio nota enviada ao Portal de Prefeitura, nesta quinta-feira, 13 de abril, que o equipamento usado pela EREM foi comprado pela própria unidade de ensino há alguns anos e estava guardado.

Por iniciativa da própria gestão, o aparelho agora está sendo usado devido à onda de supostas ameaças de ataques às escolas no Brasil”, diz texto.

Em entrevista nesta quinta-feira, 13 de abril, a secretária de Educação comentou as imagens e diz que o caso foi ‘uma medida isolada da escola’, mas não entrou em detalhes.

Ainda na nota, a Secretaria diz que “a gestão não adotará mais essa prática, seguindo o protocolo publicado hoje”.

“A SEE tem monitorado de perto as suspeitas de ataques e ameaças em escolas e está agindo em conjunto com a Secretaria de Defesa Social (SDS), que investiga os casos. Nesta semana, o Governo de Pernambuco, por meio da SEE e SDS, criou o Protocolo de Segurança nas Escolas, que conta com 13 ações formuladas em conjunto pelas secretarias estaduais, a fim de prevenir eventuais emergências provocadas por ameaças de atos de violência”, diz nota.

A Secretaria reforça, ainda, que as denúncias sobre suspeita de ameaças devem ser registradas por meio do telefone 197, exclusivo para emergências escolares, e do portal www.gov.br/mj/pt/escolasegura.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anunciou, na terça-feira, 11 de abril, um canal telefônico criado exclusivamente para emergências escolares. O número é 197 e já está disponível para uso de pais, professores, alunos e gestores educacionais. Essa medida foi adotada após o alto volume de ameaças de ataques às unidades de ensino de todo o Brasil.