Publicado às 04h15 desta quinta-feira (5)

Com informações da repórter Josi Souza

Escolas Estaduais de Serra Talhada estão sofrendo um desmonte em suas cozinhas após o cancelamento do contrato com a empresa terceirizada que fornecia a merenda para os estudantes. Merendeiras estão sendo demitidas e os equipamentos das cozinhas escolares retirados.

A denúncia chegou a redação do Farol de Notícias através de um professor da Rede Estadual de Ensino, que pede para ter sua identidade preservada, muitos estudantes vão a escola também em busca de alimentação, mas estão voltando para casa mais cedo e sem a merenda prometida pelo governo do Estado.

O fato ocorre dias após as páginas do Farol estampar uma denúncia de pais de alunos apontando irregularidades na merenda escolar na capital do xaxado, onde imagens mostravam larvas no suco ofertado aos alunos. A Vigilância Sanitária visitou a escola afetada, mas não encontrou irregularidades (releia a matéria).

“Três escolas integrais de Serra Talhada estão ficando sem equipe de cozinha e terão que reduzir seus turnos ou voltar ao virtual. As empresas terceirizadas simplesmente pararam de fornecer alimentação da Irnero Inácio, Erempac e Escola Técnica. É terrível, pois muitos alunos vão à escola para se alimentar”, informou o professor.

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Gerência Regional de Educação para saber mais detalhes do que estaria acontecendo nas cozinhas das escolas estaduais.

De acordo com a nota enviada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação, a empresa que prestava o serviço cancelou o contrato. O período de aulas foi resumido para que apenas uma refeição fosse servida aos alunos.

NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

A secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE) informa que a prestação de serviços pela empresa Plural foi interrompida por solicitação da empresa na última semana.

Para não causar prejuízos pedagógicos ao alunado, a Superintendência do Programa de Alimentação Escolar, decidiu servir, temporariamente, uma refeição pela manhã aos alunos e os mesmos ficarão em ensino remoto no período da tarde. O fornecimento será normalizado a partir do dia 19 de maio.