20161101_162645

O escritor e colunista, Paulo César Gomes, e o repórter fotográfico, Alejandro García, estão visitando as escolas públicas de Serra Talhada realizando palestras, distribuição de livros e expondo fotos de locais históricos da cidade. A dupla já passou pela Escola de Referência Professor Adaulto Carvalho (Erempac), Escola Antônio Timóteo e Colégio de Aplicação. A iniciativa faz parte do Projeto Histórias Perdidas, que se iniciou FAROL e que resultou na publicação de um livro com o apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“Quando apresentamos o projeto ao vice-presidente da Alepe, o deputado Augusto César, informamos que um dos objetivos era que o material fosse repassado para as escolas do município. Já foram entregues exemplares do livro a biblioteca municipal, a secretaria de Educação do município e agora foi a vez de algumas escolas públicas”, explicou Paulo César Gomes. O escritor também incluiu exemplares do seu último livro, “As Duas Pedras. Contos e Prosas”, na lista de doação.

Veja também:   Homem é alvo de ataque e é ferido no pescoço e cabeça em ST

dsc_0087

O roteiro do escritor e fotografo inclui ainda a exposição de algumas fotos do projeto, uma síntese dois oito meses de andanças pelos quatro do município e que acabaram resgatando muitas histórias de Serra Talhada. “A exposição foi organizada por conta própria é visa mostra para os estudantes que eles devem ter um olhar diferente para a cidade deles. Que eles devem ter mais carinho com as coisas que fazem parte da memória do povo, coisa que outras pessoas não fazem”, falou Alejandro García, um argentino com alma e coração sertanejo.

Para Paulo César a iniciativa tem sido muito bem recepcionada por gestores, professores e alunos, o que mostra a qualidade da produção literária da cidade, no entanto ele faz uma ressalva. “O que observamos é que os nossos alunos conhecem pouco da história da cidade, assim como a produção literária feita na cidade. Os nossos escritores são desconhecidos no âmbito escolar e as suas obras pouco estudadas. Isso no futuro poderá significa a perca da identidade entre a população e suas raízes culturais”, alertou Paulo César.

Veja também:   Assaltante aproveita mal estar de vítima para cometer crime em ST

20161108_154806 dsc_0110

20161108_165920