VILA BELA

Fotos: Alejandro García/Farol de Noticias

Atualizado às 11h35 desta sexta-feira (6)

Colaborou Cleylton Ferreira (do Farol de Noticias)

Em contato com o FAROL, moradores do bairro Vila Bela denunciam que a estação de tratamento de esgoto do conjunto habitacional quebrou de novo e que fezes e dejetos estão acumulados há mais de um mês nos tanques e fora deles, escorrendo pela vegetação. A nossa reportagem esteve no local, nessa quinta-feira (5), e constatou o problema. Na localidade, um forte mau cheiro tem incomodado, principalmente, os moradores da quadra 19, que culpam o governo Luciano Duque pela falta de ação.

Em conversa com o FAROL, muitos relataram que fizeram a reclamação à Prefeitura de Serra Talhada, mas não foram atendidos. De acordo com a moradora Maria Selma de Lima, 31 anos, o assunto foi abordado numa reunião de moradores, quando o fato teria sido comunicado ao prefeito Luciano Duque. “Nós só reclamamos na reunião, diretamente com o prefeito, mas nada é resolvido”, revelou, lamentando:

“A gente tem criança pequena, temos idosos e não tem quem aguente esse mau cheiro. Como é que a gente pode comer com um fedor desse? Nos prejudicando? Não podemos almoçar, não podemos jantar, não podemos beber água, pois o fedor entra dentro da boca da gente. Nós somos obrigados a aguentar esse tipo de coisa? Eles tem que tomar uma providência quanto a isso aí, porque nós não somos obrigados a viver numa carniça dessas não”.

Em novembro de 2013, o mesmo problema havia sido registrado. Na ocasião, o governo Duque admitiu a responsabilidade pela estação de esgoto, mas informara que estava tentando passar a “bronca” para a Compesa. O FAROL entrou em contato o secretário de Serviços Público, Célio Antunes, por telefone nesta sexta-feira (6). Ele disse que a reunião com a Compesa ainda não aconteceu, o que deixa a responsabilidade da estação de esgoto para o poder municipal.

Relembre: SISTEMA de esgoto quebra no bairro Vila Bela; moradores cobram solução

DSC_0167-1
MARIA SELMA DE LIMA, 31 ANOS, DIZ QUE OS MORADORES JÁ PROCURARAM O GOVERNO DUQUE, MAS NÃO TIVERAM RETORNO ALGUM; PROBLEMA CONTINUA

ENTREVISTA >>> MARIA SELMA DE LIMA, 31 ANOS, MORADORA VILA BELA

FAROL – Há quanto tempo, vocês moradores, estão enfrentando esse problema?

MARIA SELMA – Faz mais de mês. Aliás desde quando recebemos nossa casa é assim. Nós reclamamos na reunião [de moradores], diretamente com o prefeito, mas nada é resolvido.

FAROL – Qual o sentimento de vocês frente  a essa situação?

MARIA SELMA – A gente fica como se tivesse sendo humilhado, isso é uma humilhação, porque essas casas não foram dadas, estão sendo pagas com os nossos impostos. Nós temos direito a ter pelo menos um pouco de consideração por parte deles [prefeitura], pois fede muito e não tem quem aguente. Vamos aguardar para ver o que eles fazem. Se eles não resolverem nada vamos no Ministério Público denunciar. Não podemos viver desse jeito, pois até os urubus estão arrodeando pensando que é carniça.

“Nós temos direito a ter pelo menos um pouco de consideração por parte deles [prefeitura], pois fede muito e não tem quem aguente. Vamos aguardar para ver o que eles fazem. Se eles não resolverem nada vamos no Ministério Público denunciar”

DSC_0127

ENTREVISTA >>> MAURÍCIO CÂNDIDO BALBINO, 31 ANOS, MORADOR VILA BELA

FAROL – A angústia continua, principalmente, pela ausência de resposta das autoridades…

Maurício Cândido Balbino – “Essa tubulação do esgoto é como Ninha [Maria Selma de Lima] falou toda vida teve problema, isso aí nunca passou trinta dias funcionando normalmente e agora está completamente abandonado nem vigia tem. Nós chegamos numa situação tão complicada que não aguentamos mais e pedimos a ajuda do Farol de Notícias, para que a gente se mobilizasse para resolver o problema.

Chegou ao conhecimento do prefeito, chegou ao conhecimento de Euclides Ferraz, responsável pelo meio ambiente, e ambos já vieram aqui ver a situação, na vez anterior a essa que quebrou. Nós queremos chamar a atenção das autoridades do município, seja por parte da vigilância sanitária ou da secretaria do meio ambiente ou qualquer outra autoridade que possa resolver o problema. A nossa intenção não é prejudicar ninguém, mas nós estamos sendo prejudicados.

DSC_0134

Então, estamos pedindo ajuda e apoio de alguma dessas autoridades para que venham resolver esse problema, inclusive, fazemos o pedido, a essas autoridades, que venham no período da noite, que é quando o cheiro está mais forte para sentirem o cheiro. Não conseguimos fazer uma refeição normal, temos crianças e pessoas idosas que tem problemas de saúde que não podem respirar esse mau cheiro e até dormindo nós sentimos esse cheiro.

“Nós queremos chamar a atenção das autoridades do município, seja por parte da vigilância sanitária ou da secretaria do meio ambiente ou qualquer outra autoridade que possa resolver o problema”

Nós estamos esquecidos, não vemos mais ninguém fazendo nem manutenção nisso aí [na estação de esgoto]. Por isso pedimos a vigilância sanitária, secretaria de meio ambiente ou Compesa, eu não sei quem é o responsável, mas eles sabem quem são os responsáveis por esta estação, que eles venham e deem um pouco de atenção à população. E queremos uma solução definitiva, ou consertar de vez ou desativar isso aí e construir em outro lugar”.

DSC_0157DSC_0126DSC_0120