Os pequenos produtores de Serra Talhada e região estão desesperados. Eles têm sofrido com os efeitos da estiagem e, além da falta d’água, a morte de animais vem crescendo por falta de pasto. Boa parte dos agricultores tinha como esperança a chegada de um lote de milho – com uma quantia de mil quilos por agricultor – que deveria ser enviado pela Companhia Nacional de  Abastecimento (CONAB), para minimizar o estrago já feito pela seca. Mas o produto não chegou.

“Fiz o meu cadastro no IPA há mais de 20 dias e até agora nada. Acho isso um descaso muito grande. Ninguém se interessa por nada. Estamos perdendo nosso rebanho sem poder fazer nada”, lamentou o produtor George Ferraz, que luta para manter vivo um rebanho de quase 300 caprinos. Segundo ele, por conta da escassez de milho até o preço do produto subiu no mercado.

BUROCRACIA

A burocracia dos governos Federal e Estadual está matando os animais de fome. Segundo Fernando Nogueira, chefe do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o cadastro já foi feito e enviado a superintendência da Conab, em Recife.

“Esta é uma responsabilidade da Conab. Enviamos o cadastro para Recife  para posterior liberação”, explicou Fernando Nogueira. Já o técnico-administrativo do escritório da Conab em Salgueiro, Alexandre Ricardo de Souza, garante que o milho para os produtores de Serra Talhada já estão armazenados na cidade.

“Estamos esperando que Recife nos envie o cadastro. Serão distribuidos mil quilos de milho a cada produtor. Mas é preciso que o cadastro chegue  até nós”, esclareceu Souza.