debate

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Na tarde desta segunda-feira (12), aconteceu um caloroso debate entre os três candidatos a prefeito de Serra Talhada, na Câmara de Vereadores. A Escola Irnero Inácio convidou Luciano Duque, Victor Oliveira e Otoni Cantarelli para discutir seus planos de governo e apresentar suas principais propostas para os estudantes do ensino médio da rede pública da cidade, a maioria dos adolescentes irão votar pela primeira vez. O FAROL DE NOTÍCIAS acompanhou o debate e ouviu alguns depoimentos. Confira!

FALA POVO – DEBATE COM ESTUDANTES

estudante-debateDébora Francielly, 16 anos. “Eu achei que foi uma forma deles apresentarem suas propostas, mas que de certa forma alguns deles acabaram fugindo do assunto. Algumas perguntas eram bem direcionadas e eles começavam a responder do jeito certo e depois estavam falando de uma coisa totalmente diferente. Fora isso eu achei legal, me ajudou bastante, eles puderam cada um falar de suas propostas e a gente conhecer melhor e analisar cada uma das suas propostas e realmente pensar em quem vou votar”.

estudante-debate5Iago Rodrigues, 18 anos. “Eu achei interessante, tiveram alguns pontos que realmente valem a pena lutar para que aconteçam na cidade. Esse ano será o meu primeiro voto e a partir do debate que conseguir decidir em quem eu vou votar. Eu acredito que a apresentação das propostas, a discussão dos problemas da cidade foi o que me ajudou e esclareceu muita coisa. Eu acho que eles falaram bem sobre educação, saúde, lazer, mas principalmente educação que é o ponto que mais interessa a nós estudantes. Eu estou bastante empolgado para as eleições”.

estudante-debate1Alana Rayssa, 16 anos. “Eu achei o debate uma forma bem legal para mim aprender um pouco mais sobre política e sobre o que os candidatos estão querendo fazer em seus governos. Esse vai ser o meu primeiro voto e eu estou muito ansiosa para exercer o meu direito como cidadã. Ainda não estou sabendo em quem votar, eu esperava que esse debate fosse me orientar a conhecer o candidato que eu posso confiar e depositar o meu voto para que a nossa cidade possa crescer mais. Eles estão enrolando bastante nas respostas, mas está sendo um debate bom”.

estudante-debate7Jeferson Alves, 18 anos. “Esse é o segundo debate de candidatos que eu assisto, mas esse eu gostei muito. Eu já tinha o meu candidato escolhido, mas depois de ver toda a discussão hoje eu tive a certeza que escolhi bem o meu voto. O meu candidato debateu muito bem, usou muito bem as palavras e arrasou com a cara dos outros candidatos. Todas as propostas ficaram claras e foi bastante coerente, só um que não soube ser coerente. Por que o outro só responde com provocações e deboches, enquanto o meu candidato fala a verdade na cara. O debate me ajudou a confirmar o voto”.

Maria Aparecida, 19 anos. “Eu achei que esse debate foi uma proposta muito estudante-debate2importante para que as pessoas possam dar suas opiniões, nós conhecemos melhor os candidatos que a gente vai votar e está muito bom participar desse debate. Eu já votei para presidente em 2014, mas esse debate está me ajudando bastante a escolher e conhecer o meu candidato a prefeito, porque eles falando sobre os seus planos nós ficamos sabendo o que eles vão fazer por Serra Talhada, o que vai melhorar ou piorar. Para mim eles responderam tudo”.

estudante-debate9Nathan Ribeiro, 17 anos. “Eu achei o debate muito interessante, foi bom para a gente aprender mais e ter consciência na hora de votar nos candidatos a prefeito de Serra Talhada. Esse ano é a primeira vez que e vou votar e esse é também o primeiro debate que eu participo, ainda não escolhi meu candidato, estou em dúvida e preciso pensar e conversar sobre esse debate para conseguir escolher. Deu para escutar e entender um pouquinho do que eles estão querendo fazer por Serra Talhada e dá para tirar um candidato, acho que preciso pensar e então eu consigo escolher”.

estudante-debate3Larissa Oliveira, 17 anos. “Eu estou achando excelente o debate, é muito importante para que nós possamos conhecer as propostas de cada um dos candidatos. Algumas coisas eu acho que não ficaram bem esclarecidas ainda, principalmente com relação à algumas polêmicas que os candidatos estão envolvidos, o caso do construtor da UPA, a forma do debate que um dizia e o outro desmentia. Isso não ficou muito claro, mas o debate em si com certeza foi bom. Eu já tinha meu candidato e vendo toda a discussão aqui continuo com ele”.

estudante-debate6Jamerson Pedro, 16 anos. “Esse é o primeiro debate que eu participo e eu acho que foi bom, só tirando as manifestações, o debate foi muito bom. Quando um candidato falava alguma coisa e as outras pessoas começavam a gritar, não respeitam. Só isso que eu não gostei, o resto foi bom, as propostas apresentadas por cada um dos candidatos me ajudou a pensar em quem eu vou votar, a conhecer os candidatos a prefeito. Já tenho me candidato em mente e eu gostei. Eu não tinha candidato, mas ouvindo as propostas eu consegui escolher. Esse ano será sim o meu primeiro voto e eu gostei muito do debate”.

estudante-debate4Amanda Karen, 16 anos. “Eu achei interessante, porque aqui a gente soube mais sobre as propostas que os candidatos têm para nós e me ajudou a escolher o meu candidato, ajudou a ter certeza que ele vai ser o meu candidato. É o primeiro ano que eu voto e ele vai ser o meu primeiro voto, eu já tinha escolhido meu candidato a prefeito. O debate só me ajudou a conhecer e enfatizar o que eu já tinha em mente com as propostas dele. Eu acho que a discussão foi coerente, mas o outro candidato ficava mais com jogo, só falava piadas e deboches e não falava as respostas de acordo e o meu candidato falou tudo que ele fez”.

estudante-debate8Allysson Ferreira, 17 anos. “Eu achei o debate legal, inovador. Durante todos esses anos eleitorais nunca teve um debate entre os candidatos e é um orgulho muito grande para mim que a minha escola foi a primeira que teve o incentivo de fazer um debate. Esse ano será a primeira vez que vou votar e esse debate ajudou, mas também atrapalhou. Os candidatos responderam as perguntas e apresentaram suas propostas, mas também houve muita baderna e às vezes não dava para entender. No geral consegui ouvir as propostas, ainda não tenho candidato, preciso de mais um pouco de tempo para decidir”.