Publicado às 06h deste domingo 912)
Por Carollina Gazel / repórter especial
Neste domingo (12) os estudantes do Brasil inteiro irão realizar o segundo dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem 2023. A reportagem da TV Farol de Notícias visitou uma das principais escolas do centro de Serra Talhada, o EREM Solidônio Leite, para saber dos jovens o que acharam da prova do último domingo (5) e como estão se preparando para mais um desafio.
A repórter especial Carollina Gazel conversou com duas estudantes que comentaram o teste de Linguagens e Ciências Humanas, e o que acharam do tema da redação: “Desafios para o enfretamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A última etapa da corrida para entrar na universidade conta com as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
“Eu achei até bem relevante o tema da redação, porque o trabalho de cuidado da mulher não é tão visto na sociedade e às vezes as mulheres são desvalorizadas, aí foi um tema bem necessário” disse a aluna Priscila Ferreira, de 19 anos. Já a aluna Andressa Nogueira, de 17 anos, fala que “o Enem foi tipo uma prova de resistência, porque ao longo que a gente vai fazendo as questões a pessoa vai cansando”.
Outra discente, Priscila de Araújo, de 18 anos, pontua “Apesar do nervosismo na hora, das questões, ler todas elas, interpretar. Eu acho que eu me saí bem”. Para o próximo domingo, as alunas afirmam estar confiantes para fazer uma boa prova.
O professor Adriano Barros finaliza dando algumas dicas para os estudantes que realizarão a prova nesse domingo. “Para o segundo dia, a gente fala para os estudantes não deixarem nada para cima da hora. Dormir bem, se alimentar bem, ir para a prova concentrado, que vai dar tudo certo”.