Da Revista Fórum

A pandemia de covid-19, infecção causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, continua acumulando recordes negativos, como o alcançado nesta segunda-feira (22) pelos Estados Unidos. O país norte-americano é o primeiro do mundo a alcançar a marca de meio milhão de vítimas oficiais da doença.

Segundo o observatório da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos chegaram aos 500.071 óbitos por covid-19, mais de um quinto do total de falecimentos no mundo inteiro, que é de 2,4 milhões.

O segundo país com mais mortes é o Brasil, com 247 mil registros oficiais. Os números somados do Brasil e dos Estados Unidos são equivalentes a um terço dos óbitos em todo o planeta, o que dá uma ideia de como esses países são os que têm os piores resultados no combate ao vírus.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Pajeú

Os números podem ser explicados pelo fato do negacionismo que se impôs nos Estados Unidos e que ainda está vigente no Brasil. O país norte-americano era governando por Donald Trump até janeiro passado, e o sul-americano ainda é liderado por Jair Bolsonaro.