Do Folhape

R$ 510 milhões serão investidos pela empresa dinamarquesa European Energy para fortalecer e expandir a sua atuação no Nordeste brasileiro. O aporte vai permitir a construção em fevereiro de 2021, dos primeiros parques eólicos da empresa em Pernambuco, com três unidades que serão instaladas nos municípios de Macaparana, na Zona da Mata, e Poção, no Agreste. Do total investido, R$ 358 milhões foram viabilizados pelo Banco do Nordeste (BNB).

Os parques Ouro Branco I, Ouro Branco II e Quatro Ventos vão ter, juntos, capacidade para gerar um total de 94,5 MW, volume equivalente ao consumo de 65 mil famílias, e devem entrar em operação em outubro de 2022. A energia gerada será adicionada e comercializada à rede de distribuição do mercado regulado de Pernambuco, aumentando a disponibilidade de energia limpa e sustentável.

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

No Estado, o projeto está sendo desenvolvido de forma conjunta com a empresa pernambucana Eólica Tecnologia, que integra o leilão A-6 de 2017. Os dois municípios foram escolhidos por conta da alta disponibilidade de recursos naturais, com base em um estudo feito pela AWS Truepower, como conta o Vice-Presidente Executivo da European Energy, Jens-Peter Zink.

“O estudo demonstra o potencial do interior do Estado, que no futuro podem vir a receber novos investimentos da European Energy ou de outras empresas interessadas em investir em energia renovável. Este investimento reforça nosso compromisso com o Brasil, trazendo a longa experiência da European Energy com projetos eólicos e colaborando com o desenvolvimento destes municípios. Estamos otimistas com as oportunidades do setor elétrico em 2021 e com as parcerias que estamos desenvolvendo”, disse.

Veja também:   Gin faz ataques contra Vandinho e Duque

Juntos, todos os parques vão somar 21 aerogeradores. O parque Quatro Ventos, vai ter a capacidade de gerar 22,5 MW, e os demais, 36 MW cada um. Toda energia gerada vai contribuir para a redução de mais de 500 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa durante a sua operação e para o desenvolvimento dos municípios. Para a execução do projeto, a companhia adquiriu os aerogeradores V150, da Vestas, em sua versão mais recente com aumento de capacidade para 4.5 MW cada. São torres com 120 metros de altura e pás que medem 73,7 metros de comprimento.

Os projetos eólicos contam com o apoio do governo da Dinamarca, por meio do Investment Fund for Developing Countries (IFU), um fundo de investimento países em desenvolvimento que requer atendimento a diversos critérios internacionais de melhores práticas.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

A empresa dinamarquesa realizou ainda um levantamento dos perfis sociais dos dois municípios que receberam os parques, para nortear as políticas sociais que serão oferecidas aos moradores.