Foto: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 05h05 desta quinta-feira (9)

O Clube Intermunicipal de Serra Talhada (CIST), que faz parte da memória histórica de muitos serra-talhadenses, passa por mais uma etapa de agonia. Em 2016, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a interdição para reforma, urgente, ou demolição compulsória do espaço por parte dos proprietários (relembre). Na época, a prefeitura assumiu o passivo com o objetivo de recupera-lo.

Após três anos, nada avançou no local. Ao contrário. Nessa quarta-feira (8), operários começaram a destruir parte da fachada do prédio, para evitar maiores acidentes.

Ao FAROL, o secretário de Obras, Cristiano Menezes, justificou a intervenção.

“Lá nós temos o projeto de reforma todo pronto, o projeto de coberta, projeto estrutural, piso, banheiros, algumas demolições lá dentro. Mas como nós não podemos iniciar agora e a fachada possui algumas fissuras, entre ela e as paredes internas, nós resolvemos diminuir o peso. Tirar aquela empena, o que é popularmente chamado de empena, para diminuir o peso na parede de fachada. Nós não vamos demolir a parede de fachada, primeiro porque queremos manter originalmente aquilo. Vamos mudar alguma coisa em relação ao acesso, mas a maior parte da fachada será preservada. Por enquanto, diminuir o peso daquela parede devido a algumas rachaduras que existem entre a fachada e as paredes internas”, justificou Menezes.

VEJA FACHADAS DO CIST AO LONGO DAS DÉCADAS

FACHADA DO CISTO NOS ANOS 50

FACHADA CIST ANOS 90