Foto: Farol de Notícias/Alejandro García

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Serra Talhada que determine a interdição urgente do histórico prédio do Cist (Clube Intermunicipal de Serra Talhada), o qual se encontra em ruínas, orientando pela reforma imediata ou demolição compulsória do espaço por parte dos seus proprietários. Após acolher denúncias da população, a promotoria entendeu que o prédio, que fica na avenida Comandante Superior, no Centro, oferece sérios riscos aos pedestres.

A promotoria alega que a prefeitura deve tomar uma iniciativa o quanto antes avaliando que “cabe à administração pública zelar e cuidar pelo bem da coletividade, preservando a segurança das pessoas”, especialmente, no passeio público com objetivo de “cessar os riscos causados às pessoas pela iminência de desabamento do imóvel”. Os proprietários serão informados sobre a melhor saída a ser tomada.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e assinada pelo promotor Vandeci de Souza Leite, na última sexta-feira (16). De acordo com o documento, a prefeitura deve tomar uma iniciativa através da Secretaria Municipal de Obras, que deverá determinar a interdição visando principalmente o risco de desabamento da fachada frontal.

O MPPE deixa claro que tem recebido várias reclamações dos moradores que frequentam o Centro da cidade, os quais anexaram fotos e protocolaram denúncias atestando o cenário preocupante das ruínas do Cist. O clube é considerado um patrimônio cultural da cidade e foi um dos grandes pontos de encontro da juventude serra-talhadense décadas atrás.

Fachada do Cist registrada na década de 1950