Falso aplicativo do Imposto de renda faz brasileiros caírem em golpe
Restituição do Imposto de Renda: consulte a sua ordem na fila de pagamento
Imagem: FDR

Por FDR Notícias

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 começou e com ele um novo golpe. Criminosos estão aproveitando um importante período e fazendo novas vítimas, o alerta é da Receita Federal, órgão responsável pelo recebimento das declarações.

Para esse ano a Receita espera receber 43 milhões de declarações de pessoas físicas em todo o país.

Golpe na declaração do Imposto de Renda

Para fazer a declaração o contribuinte deve acessar o site ou baixar o aplicativo, é exatamente nesse momento que os golpistas atraem as vítimas. A Receita informou que identificou campanhas maliciosas que tentam induzir os cidadãos a baixarem falsos aplicativos.

Veja também:   Receita Federal libera consulta ao 1º lote do IR 2024 esta semana

A partir disso os usuários acabam tendo perdas financeiras e os dados roubados. E o pior, esses apps são disponibilizados nas lojas oficiais Google Play Store e Apple Store.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Essa estratégia acaba fazendo com que as vítimas acreditem que estão acessando o aplicativo correto.

De acordo com a Receita um alerta foi emitido para o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como não cair no golpe?

No caso do contribuinte que precisa emitir o informe de rendimentos do INSS, é importante acessar apenas o site oficial do Instituto.

Veja também:   Receita prorroga prazo de Imposto de Renda

Já para as demais pessoas que precisam enviar os dados a entrega da declaração deve ser feita exclusivamente pelo site oficial ou pelo aplicativo, disponível para Android, e para IOS. Além disso, jamais clique em anúncios sobre a declaração.