secretaria-de-saudeA Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Serra Talhada enviou nota ao FAROL rebatendo as denúncias do leitor Alan Jurubeba, que não recebe o medicamento insulina a cerca de dois meses.”A Unidade básica de Saúde do município deixa faltar esse medicamento tão importante para vida humana? Por que não faz uma compra emergencial?”, questionou Jurubeba. Leia na íntegra o esclarecimentos da Prefeitura de Serra Talhada.

NOTA DA PREFEITURA DE SERRA TALHADA

Diante do exposto na matéria “SAÚDE: ‘Falta medicamento na UBS Centro há 2 meses, alerta leitor do FAROL”, publicada neste portal de notícias, esclarecemos:

  1. É importante informar que a responsabilidade pela distribuição de insulina para os equipamentos públicos municipais de saúde é dividida entre os Governos Federal (financiamento, aquisição e distribuição aos estados) e Estadual (distribuição aos municípios), como está previsto na Portaria MS nº 1.555, de 30.7.2013 (artigo 5º).
  2. Cabe aos Governos Municipais apenas fazerem a solicitação aos órgãos estaduais responsáveis pela distribuição do medicamento da quantidade que atenda a demanda da população do munícipio, pedido esse que é feito sistematicamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
  3. No entanto, a solicitação de insulina apresentada à XI GERES, referente à necessidade para o mês de setembro, não foi atendida (acreditamos por motivos de força maior), deixando os equipamentos públicos desabastecidos.
  4. Para amenizar o problema, a Secretaria Municipal de Saúde recorreu a outros municípios, conseguindo uma quantidade de medicamento ainda insuficiente para atender a demanda das unidades de saúde de Serra Talhada, restando orientar os pacientes a procurarem os estabelecimentos “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR”, que distribuem gratuitamente o medicamento (insulina) por meio do programa do Governo Federal.
  5. Reafirmamos o nosso compromisso com a qualidade da saúde pública e continuaremos buscando as soluções possíveis para atender cada vez mais e melhor à população, assegurando um serviço adequado e de qualidade.

Assessoria de Comunicação